Política

Senado aprova projeto de combate às notícias falsas na internet

A matéria segue para a análise dos deputados.


Os senadores aprovaram nesta terça-feira (30) o substitutivo ao Projeto de Lei (PL) 2.630/2020, que vai garantir a transparência nas redes sociais e o combate às notícias falsas na internet. Conduzida pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (Democratas-AP), a votação do relatório do senador Angelo Coronel (PSD-BA) obteve 44 votos favoráveis e 32 contrários. A matéria segue para a análise dos deputados.

 

Entre outras medidas, o texto determina ao usuário a apresentação de documento de identificação – o número do Registro Geral (RG) – em caso de comportamento estranho nas redes, como suspeitas de fraudes ou ordem judiciais. A iniciativa prevê ainda a moderação entre empresas e usuários no caso de conteúdos retirados.

“A nova legislação é imprescindível para a proteção da honra e dignidade de todos. Precisamos entender esse universo e reconhecer que liberdade de expressão não pode ser confundida com agressão, violência ou ameaça que alguns criminosos têm utilizado para ofender e destruir a vida de milhões de brasileiros nas redes sociais”, disse o presidente do Senado durante a sessão.

 

De autoria do senador Alessandro Vieira (Cidadania-ES), o projeto institui a nova Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet. Mais de 100 emendas de senadores ao relatório foram apresentadas e acatadas em partes por Coronel.

 

“Já era a hora de o Parlamento brasileiro trazer à luz esse tema, em um debate honesto, franco e verdadeiro sobre a modernização da comunicação, construindo uma legislação que pudesse, de fato, fazer com que aqueles que espalham mentiras sejam responsabilizados com os rigores da lei”, destacou Davi Alcolumbre.


Deixe seu comentário


Publicidade