Política

Senador Lucas Barreto propõe que Fundo Amazônia seja estadualizado

Ele pediu ao governo que mais recursos sejam destinados aos que preservam as florestas

Compartilhe:

O senador Lucas Barreto (PSD-AP) sugeriu nesta terça-feira (13), em Plenário, que o governo federal descentralize os recursos do Fundo Amazônia. Da forma como é gerido atualmente, estados como o Amapá quase nunca são alcançados pelos projetos mantidos ou financiados por esse fundo, afirmou. Na avaliação do parlamentar, a descentralização daria mais autonomia de gestão aos estados.

Para Lucas, quem preserva deve receber por isso. Segundo ele, o Amapá tem 97% da cobertura florestal primária preservada e 73% do território em áreas patrimoniais de conservação e terras indígenas. A simples manutenção dessas áreas não gera renda suficiente para a população, que fica à deriva, esperando ser contemplada com os programas do fundo, sustentou. Ele pediu ao governo que mais recursos sejam destinados aos que preservam as florestas, e não só para combater desmatamento.

— Quero aqui fazer um pedido ao presidente Jair Bolsonaro: já é tempo de menos Brasília e mais Brasil. Vamos estadualizar esse fundo da Amazônia, utilizando parâmetros justos e lógicos, com o sacrifício que os estados da Amazônia Legal fazem para preservar acima de 70% de sua área para formação das unidades de conservação. […] Façamos, então, um acordo bilateral e multilateral, descentralizando a gestão e a aplicação dos recursos em proporcionalidade de áreas preservadas e terras indígenas, dando gestão direta aos estados, por meio de suas agências ambientais e de desenvolvimento sustentável. (Agência Senado)

 
Compartilhe:

Tópicos:  

Deixe seu comentário:




Um comentário em “Senador Lucas Barreto propõe que Fundo Amazônia seja estadualizado”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *