Política

Senador Randolfe reúne com entidade de pacientes sobre a situação da Unacon no Amapá

O senador Randolfe Rodrigues (REDE) reuniu na tarde deste sábado (4) com representantes da Pacientes Oncológicos Unidos pela Vida e pelo Amor (Pouva).


As representantes, mulheres que venceram o câncer e hoje dedicam a vida à causa, confirmaram com o parlamentar os problemas relatados durante a semana pela imprensa local na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).

Entre as dificuldades encontradas, estão a falta de medicamentos, que não são fornecidos há um ano, falta de banheiro adequado na ala de oncologia e há relatos de não haver separação adequada para pacientes com covid-19 na unidade, o que facilita a propagação do novo coronavírus entre um público com baixa imunidade.

Estima-se que a Unacon tenha em seu cadastro, atualmente, cerca de 4 mil pacientes.

Na última quinta-feira (2), o senador Randolfe Rodrigues  ingressou com pedidos de investigação do caso ao Ministério Público do Amapá e Ministério Público Federal.

Às representantes, o senador se comprometeu em articular encontro com o MP para que elas apresentem a situação. Além disso, Randolfe declarou que irá acionar a Secretaria de Estado da Saúde e o Tribunal de Contas do Estado para saber da aplicação dos recursos destinado à Unacon. Em 2017, o senador destinou R$ 800 mil de emenda parlamentar para a unidade.


Deixe seu comentário


Publicidade