Política

TRE/AP prepara mídias para as eleições 2020

 No Amapá, o processo de geração das mídias acontecerá nos dias 29 e 30 de outubro.

Compartilhe:

Iniciou nesta quinta-feira (29), a cerimônia de geração das mídias que serão utilizadas nas eleições municipais 2020. No Amapá, o processo de geração das mídias de todos os municípios é centralizado na capital, Macapá.

Segundo o juiz eleitoral Rivaldo Valente, presidente da Comissão de Geração de Mídia, a cerimônia é pública e está prevista na resolução TSE 23.611/19. “É uma das fases do processo eleitoral, onde são inseridas informações dos candidatos, dados dos eleitores e das seções eleitorais. São informações estas, que integrarão as urnas eletrônicas, ou seja, é uma fase do processo eleitoral, que demonstra acima de tudo, transparência e segurança pleito de 2020”, destaca.

Para cerimonia foram convocadas instituições fiscalizadoras como Ministério Público Eleitoral, Ordem dos Advogados do Brasil, secional Amapá e representadas dos partidos políticos. O presidente da OAB Amapá, Auriney Brito que participou da abertura, disse que a OAB foi convidada, com objetivo de garantir a integridade das informações das urnas e a lisura do pleito.

O Secretário de Tecnologia da Informação, Emanoel Flexa, explica que as mídias são os dispositivos de armazenamento que o TSE utiliza para inserir os dados de candidatos e eleitores dentro das urnas eletrônicas.  “As urnas têm sistema próprio e não são conectadas em nenhum tipo de rede (internet, bluetooth), então recebem os dados através destes dispositivos” relata.

Após a preparação, as mídias de carga são lacradas, guardadas no tribunal de forma segura para serem utilizadas somente no dia da preparação das urnas.

 

Preparação das urnas

Este ano, o carregamento das urnas nas Zonas Eleitorais em Macapá será nos dias 3, 4, 5 e 6 de novembro. Nos demais municípios, a carga acontecerá no dia 12 de novembro, já em Mazagão, esse procedimento acontecerá dia 13 de novembro. Depois de finalizado o processo, a urna é lacrada e programada para funcionar e permitir a votação somente no dia das eleições, 15 de novembro.

 
Compartilhe:

Tópicos:  

Deixe seu comentário:




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *