Política

Tribunais estaduais debatem experiências de prevenção e combate ao novo coronavírus

Amapá participou do evento através do presidente do Comitê Estadual de Saúde do Judiciário, desembargador Carlos Tork.


O desembargador Carlos Tork, presidente do Comitê Estadual de Saúde do Judiciário, e o diretor do Departamento de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap), Diego França, participaram, por meio de videoconferência, do Encontro dos Comitês de Atenção Integral a Saúde da Justiça Estadual. O evento, realizado na segunda-feira (04), objetivou reunir a rede de atenção integral à saúde de magistrados e servidores do poder judiciário.

 

A reunião durou certa de quatro horas e, de acordo com o desembargador Carlos Tork, “teve como primeiro ponto de pauta as medidas que os comitês de saúde nos estados estão tomando em relação à saúde dos magistrados e servidores de forma geral e, em seguida, sobre o tratamento dado pelos tribunais em relação à pandemia provocada pelo novo coronavírus”.

 

“Tivemos a oportunidade de explanar sobre as medidas tomadas pelo TJAP, que são muito boas, sejam as relativas à convivência social e aos níveis de estresse internos; sejam aquelas preventivas à saúde de um modo geral, como vacinas”, detalhou o magistrado.

 

Dentre as experiências apresentadas por outros tribunais, o magistrado destacou a criação de uma Câmara Interna de Conciliação, para tratar de conflitos internos como, por exemplo, assédio moral e assédio sexual. Outro aspecto que lhe chamou atenção foi a constatação de que a Depressão é uma doença comum em todos os tribunais, e que alguns criaram um “corpo de voluntários, que se colocam à disposição dos colegas para ouvi-los quando eles acharem conveniente falar”.

 

“Quanto à pandemia, todos os tribunais estão dando atenção especial, constituindo comitês específicos de acompanhamento com equipes multidisciplinares e o acompanhamento caso a caso das situações. Quanto ao retorno às atividades após a pandemia, houve o início de uma discussão sobre que medidas deveremos tomar para assegurar a saúde de magistrados e servidores. Mas, no caso do Amapá, como ainda estamos em um momento de ascendência da doença, é precoce definir”, destacou o desembargador.

 

Segundo Diego França, foi importante registrar as boas práticas dos demais tribunais e expor as medidas adotadas pelo Tjap, além de fortalecer a rede de saúde do Judiciário. “O CNJ realizou duas reuniões presenciais e agora essa reunião virtual, considerando que encontros presenciais só irão ocorrer quando for seguro, em razão da pandemia”.


Deixe seu comentário


Publicidade