Política

TRE do Amapá cassa mandato do deputado Zezinho Tupinambá

O parlamentar foi acusado de comprar votos para se eleger em 2018


Paulo Silva
Editoria de Política

Por seis votos a um, em sessão realizada ontem, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), cassou o mandato do deputado estadual José “Zezinho” Tupinambá Pereira de Souza (PSC). Zezinho foi julgado por compra de voto na eleição de 2018, conforme representação do Ministério Público Eleitoral (MPE). O advogado Eduardo Tavares, que atua na defesa do parlamentar cassado, anunciou que irá recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O relator, juiz Marcus Quin tas, vot ou contra a cassação, mas foi vencido.

Na manifestação, o MP Eleitoral sustentou que as provas nos autos apontaram que o esquema flagrado na véspera das eleições de 2018 foi capitaneado por Zezinho Tupinambá. A abordagem feita por equipes de fiscalização a duas mulheres, que trabalhavam como cabos eleitorais do então candidato, revelou organizado esquema de compra de votos por meio da oferta e entrega de benefícios feitas, inclusive, pelo candidato. O ilícito ocorreu nas três semanas que antecederam as eleições nos conjuntos Macapaba e bairros Infraero e Buritizal, em Macapá.

Além das representações, Zezinho Tupinambá também é réu em Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime) por fraude nas eleições de 2018. A ação narra que, em razão de contas julgadas não prestadas, o PSC estava impedido de participar do pleito eleitoral daquele ano. Com o intuito de regularizar as contas, o partido utilizou assinatura falsificada no processo, conforme atestou perícia da Polícia Federal. O MP Eleitoral apresentou alegações finais, em novembro do ano passado, manifestando-se pela cassação do mandato do deputado.


Deixe seu comentário


Publicidade