Política

“Uso da caneta no lugar da biometria não é retrocesso, é segurança”, diz assessor do TRE/AP

Essas e outras medidas de segurança foram anunciadas durante entrevista de representante da Justiça Eleitoral na Diário (90,9FM), neste sábado (19).


Cleber Barbosa
Da Redação

 

O assessor jurídico do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE/AP), José Seixas, concedeu entrevista na manhã deste sábado (19) ao programa Togas&Becas (Diário 90,9FM) afirmando que as mudanças impostas pela pandemia ao processo das Eleições 2020, além do adiamento, foi o aumento do tempo de votação. Tudo para se evitar as evitar aglomerações, o que iria de encontro ao protocolo de segurança sanitária.

Existe ainda uma recomendação para que os cidadãos compareçam aos locais de votação munidos de canetas pessoais, para a assinatura da relação de eleitores, no sentido de se evitar o compartilhamento do objeto.

O horário tradicional de abertura dos locais de votação foi antecipado para as 7h da manhã. O encerramento permanece às 17h. “Com um horário preferencial até as 10h da manhã para os eleitores acima de 60 anos de idade, que representam exatamente o grupo de risco e que assim tenham um pouco mais de tranquilidade para votar e sair das ruas, pois temos uma preocupação muito grande com isso, com a segurança do eleitor”, disse.

Para ele, a pandemia ainda não passou, mas a democracia não pode esperar também, daí transmitir uma mensagem à população para que acredite em todas as medidas que vem sendo adotadas pela Justiça Eleitoral para que no dia da votação o país tenha o maior aparato possível para garantir esse processo.

A Emenda Constitucional 107 mudou basicamente datas e os prazos do processo eleitoral da disputa pela sucessão municipal em prefeituras e câmaras, como o próprio período de campanha, estendido em mais 42 dias, considerando as novas datas para primeiro e segundo turnos.
Uma das medidas para garantir a segurança das eleições no país [a biometria], agora foi vetada, considerando que ela pode causar a proliferação da Covid-19, pois o dispositivo de leitura das digitais não pode receber o uso frequente de álcool. “A identificação será convencional, com a apresentação de um documento oficial com foto ou munido do seu e-Título, no celular”, disse ele.

Tanto os locais de votação, como os equipamentos e os próprios eleitores deverão ser submetidos a constantes medidas de higienização e imunização, em todas as zonas eleitorais.


Deixe seu comentário


Publicidade