Política

“Valorização da profissão e do serviço essencial”, destaca governador na promoção de 55 bombeiros militares

Cerimônia também oficializou entrega de 21 veículos para fortalecer a atuação do Grupamento Marítimo e Fluvial do CBM


 

Como parte da política de reconhecimento dos profissionais e reestruturação da Segurança Pública, que integra o Plano de Governo da gestão, o governador Clécio Luís celebrou a promoção de 55 bombeiros militares do Amapá na quarta-feira, 27. A cerimônia também oficializou a entrega de 21 veículos para fortalecer a atuação do Grupamento Marítimo e Fluvial do Corpo de Bombeiros Militar (CBM).

 

“A promoção é um momento muito esperado por qualquer profissional e significa a valorização dos militares, que têm um serviço essencial. Além do material humano a ser reconhecido, também fazemos mais uma entrega de viaturas, que se completa a outras entregas importantes que fizemos no ano passado, como a da auto-escada. Junto à maior turma de formação de soldados do Bombeiro Militar do Amapá, esses investimentos garantem a continuidade desse serviço essencial”, destacou Clécio Luís.

 

Evento aconteceu na sede do Grupamento Marítimo e Fluvial, na Fazendinha, onde o governador promoveu a ascensão profissional de 36 praças e 19 oficiais, que chegam aos postos de 1º tenente, 2º tenente, sub-Tenente, e sargento.

 

 

Novos equipamentos

Dentre os 21 novos veículos para o CBM/AP,  estão 16 pick-ups e 5 embarcações, que fortalecem as atuações de busca e salvamento. Uma das embarcações é dedicada à resposta de média e longa distância, o Resgate 33, que possui 10 metros de comprimento, dois motores de 115 HP, sistema de iluminação, sonar, ampla área para equipagem e capacidade para até 10 tripulantes.

 

O reforço nos equipamentos foi garantido através de articulação pelo Plano Amas, do Ministério da Justiça, destinado ao desenvolvimento de ações de segurança pública que observem as necessidades e as especificidades dos Estados que compõem a Amazônia Legal com vistas à redução de crimes ambientais e conexos, do Ministério da Justiça; do Fundo de Segurança Pública do Estado (Funsep); do Fundo de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Frebom); e de emenda parlamentar destinada pelo senador Lucas Barreto.

 

“A pedido dos bombeiros, conseguimos recursos para garantir esses equipamentos e, assim, a corporação marítima volta a ter a mobilidade. Já temos empenhados recursos para a compra de equipamentos permanentes para o CBM e para a reforma da rampa desta unidade”, celebrou o senador Lucas Barreto, que destinou R$ 1 milhão para a aquisição dos motores de popa.

 

Além disso, o governador Clécio Luís condecorou 12 personalidades, entre civis e militares, por serviços prestados à comunidade amapaense, com a Medalha “Tenente Pessoa”, a maior honraria da corporação, que não era entregue há 8 anos.

 

Fortalecimento

O governador Clécio reforçou a importância da promoção de profissionais da segurança publica, além de formaturas e investimentos no setor, que foram retomadas com mais força ha um ano. Em janeiro deste ano, foram 84 novos oficiais da Polícia Civil promovidos, além de investimentos de mais de R$ 200 milhões em um ano.

 

“Desde o ano passado retomamos as solenidades oficiais, como reconhecimento do papel do Corpo de Bombeiro Militar; voltamos a conceder as funções, a pagar as escalas extras remuneradas e reordenamos as jornadas dos bombeiros. Fizemos entregas importantes de equipamentos e viaturas”, elencou Clécio Luis, citando materiais de mergulho e a auto-escada Magirus entregues em 2023.

 

Clécio afirmou que vai continuar mantendo o ritmo de entregas ao Corpo do Bombeiro, assim como as promoçoes de valorizacao da carreira militar e chamamento dos aprovados em concurso público. Atualmente, há uma turma em formação, com 251 alunos-soldados do CBM.

 

A ideia é continuar fazendo chamamento permanente ao longo dos anos, com responsabilidade financeira, assim como a reorganização da tabela dos militares.

 


Deixe seu comentário


Publicidade