Última hora Polícia Política Cidades Esporte
Política

Waldez anuncia 1ª mulher a comandar a PMAP

Coronel Heliane Braga de Almeida será empossada pelo governador Waldez Góes na próxima segunda-feira, 16, no Palácio do Setentrião.


O governador do Estado, Waldez Góes, anunciou nesta sexta-feira (13), a primeira mulher a comandar a Polícia Militar do Amapá nos 78 anos de existência da corporação.

Ele informou que empossará a coronel Heliane Braga de Almeida na próxima segunda-feira (16). A solenidade ocorrerá no Palácio do Setentrião, sede central do Executivo amapaense em Macapá.

Ela será a terceira mulher a comandar uma força policial militar estadual no Brasil – outras duas coronéis já comandaram as PM’s no Paraná e no Distrito Federal. “Não é só mais uma troca de comando. Serei o primeiro governador do Amapá a empossar uma mulher, que tem um currículo técnico invejável, uma profissional de extrema competência, à frente de uma das nossas maiores forças de segurança pública. É uma escolha técnica, mas que também faz justiça e reconhecimento ao papel da mulher dentro da nossa gestão”, justificou o governador.

A coronel Heliane assume no lugar do atual comandante, coronel Paulo Matias, que estava à frente da instituição desde abril de 2019. A cerimônia de troca de comando ocorrerá na quarta-feira (18), no quartel do Comando Geral. “Vejo esta missão como um grande desafio e responsabilidade, que me sinto muito preparada para assumir e honrar. Considero uma oportunidade de abrir portas para outras mulheres serem mais presentes nas forças de segurança pública, na Polícia Militar”, ponderou a coronel Heliane.

 

Patrulha Maria da Penha

Uma das prioridades da administração da coronel Heliane será a implantação de uma equipe militar especializada para fazer o primeiro atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica: a Patrulha Maria da Penha.

Trata-se de quatro unidades especializadas, nas quais a maioria dos membros serão militares mulheres, que passaram por um treinamento específico para atender a este tipo de ocorrência.

A previsão é que, inicialmente, as Patrulhas Maria da Penha sejam implantadas nos 1º, 2º, 6º e 4º Batalhões, para cobrir, respectivamente, as zonas sul, norte, leste oeste de Macapá, e o município de Santana.

Perfil
A macapaense Heliane Braga de Almeida, tem 41 anos de idade, é casada há 16 anos com o coronel da PM Aldinei. Tem dois filhos, Vítor e Ana Clara. Ingressou na Polícia Militar do Amapá em 1º de fevereiro de 1999, há 23 anos.

É bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar do Cabo Branco/Universidade Estadual da Paraíba (2001). É bacharel em Fisioterapia pela Faculdade Seama (2007) e bacharel em Direito pela Universidade Federal do Amapá – Unifap (2017).

Na PM/AP, a coronel Heliane já foi comandante do Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE), do Pelotão do Centro de Formação da corporação, da Companhia Independente de Trânsito, do Centro de Formação e Aperfeiçoamento.

Foi diretora adjunta de Comunicação Social, subcomandante do 1° BPM, do Batalhão Ambiental, diretora adjunta de pessoal e de ensino e instrução.


Comente