Política

Waldez articula cooperação da França com o Amapá

O governador do Amapá, Waldez Góes, recebeu ontem, 22, no Palácio do Setentrião, o ministro conselheiro da Embaixada da França



 

O governador do Amapá, Waldez Góes, recebeu ontem, 22, no Palácio do Setentrião, o ministro conselheiro da Embaixada da França, Gael de Maisonneuve. A reunião com a comitiva francesa teve como objetivo definir data e local da visita do embaixador da francês ao estado para participar do Encontro da Cooperação Transfronteiriça Brasil – França/Amapá – Guiana.

O encontro contou com a presença dos secretários de Estado do governo e representantes de entidades da área do comércio e empreendedorismo. Durante a reunião foram abordados temas como a abertura da ponte binacional, rediscussão de intercâmbio na educação, desenvolvimento econômico e social, comércio bilateral, banda larga e saúde.

Jaime Nunes afirmou que as entidades do comércio estão dispostas a buscar um acordo para aproximar a Guiana do Amapá. ‘Nós temos grandes potenciais, tanto aqui, quanto na Guiana Francesa. Tenho certeza de que nossas entidades da área do comércio estarão dispostas a buscar um acordo para nos aproximar da Guiana’, ressaltou Jaime Nunes, vice presidente da Federação do Comércio do Amapá e presidente do Sindicato dos Móveis e Eletrodomésticos no Amapá.

Para o secretário Jorge Amanajás, uma prioridade para o sucesso da cooperação é a estruturação da Zona Franca.O secretário de relações institucionais tratou das relações comerciais possíveis entre Amapá e Guiana. Explicou também que é preciso trabalhar a regulamentação da Zona Franca e que a abertura da ponte binacional traria desenvolvimento para os dois lados da fronteira. ‘Nós buscaremos os mercados consumidores mais próximos na América do Sul, dentre eles a Guiana Francesa. Poderíamos comercializar produtos do Brasil inteiro pela fronteira do Amapá’, afirmou Jorge.

Gael de Maisonneuve também apresentou pautas em que a França sente dificuldades ao tratar da relação Amapá-Guiana. Ele afirma que um dos maiores problemas é a criação constante de garimpos no território francês, e que a facilitação ao acesso transfonteiriço envolve uma série de fatores e problemáticas sociais.

‘É um desejo da França fortalecer a relação com os países latinos. Já firmamos vários acordos e trabalhamos a participação da Guiana Francesa no Mercosul’, explicou o ministro conselheiro da Embaixada Francesa.

Não foram determinados local e data da visita do embaixador da França, mas o governador Waldez Góes espera que o Encontro da Cooperação Transfronteiriça Brasil-França/Amapá-Guiana seja realizada no fim de maio no estado.


Deixe seu comentário


Publicidade