Política

Waldez confirma presença na festa de 245 anos de Mazagão Velho

O Distrito de Mazagão Velho, comunidade a cerca de 73 quilômetros de Macapá, no município de Mazagão



 

O Distrito de Mazagão Velho, comunidade a cerca de 73 quilômetros de Macapá, no município de Mazagão, completará 245 anos na sexta-feira, 23, mas a festa começará um dia antes com o fim na manhã de sábado. Segundo o prefeito Dílson Borges (PMDB), essa vai ser uma das melhores festas de aniversário: “É a segunda vez consecutiva que uma programação esportiva abre a festa; a primeira foi no ano passado”, comemora Dílson, que confirmou a presença do governador Waldez Góes no evento.

As disputas esportivas acontecem na véspera do aniversário, com jogos de futebol de salão, nas categorias feminina e masculina, futebol de campo e voleibol. Além de comemorar os 245 anos da vila, a proposta é promover a integração das comunidades mazaganenses. São aguardadas as participações de times e equipes de lugares como Carvão, Ajudante e Foz de Mazagão Velho, entre outras.

“A data é conhecida pelo seu grande apelo histórico e cultural. A exemplo do ano passado, nste ano, queremos aliar essa tradição à prática esportiva”, explica o secretário de Cultura de Mazagão, Ademias Viana Baia.

A partir das 18h haverá exibição de vídeos com personalidades relatando a história da vila. À noite acontecerá o tradicional baile, integrando a juventudade e a velha guarda.

Programação cultural
A programação prevê, para o dia 23, às 5h, a alvorada festiva em frente à Igreja Católica, com apresentação de grupos de marabaixo; às 8h será celebrada a missa campal, em frente ao cemitério, uma forma de saudar os pioneiro que ali foram sepultados, seguida de uma salva de tiros a cargo do Exército; logo após, a Banda da Polícia Militar executará os Hinos Nacional, do Amapá e de Mazagão; em seguida, Waldez Góes e Dílson Borges inauguram a Escola ‘Vó Olga”, e o corte do bolo de 10 metros alusivos ao aniversário.

Shows musicais
Ao meio dia haverá apresentações culturais e shows musicais com artistas locais no balneário do Distrito. Às 18h ocorrerá a apresentação da Embaixada de Samba Cidade de Macapá, seguindo-se o rufar de tambores, com apresentação de ghrupos de marabaixo, batuque. sairê e capoeira.
À meia noite começa o show das bandas musicais, com as bandas Placa, Moara e Aline Silva e Banda, com encerramento às 06h de sábado.


Deixe seu comentário


Publicidade