Política

Waldez desqualifica discursos contra o Brasil sobre a questão climática

Governador vai liderar reunião de cúpula no Vaticano.


Douglas Lima – Da Redação

 

O governador Waldez Góes desqualificou, na manhã desta terça-feira, na Diário FM 90,9, todos os discursos nacionais e internacionais que apontam o país como não cumpridor de compromissos a favor do clima mundial.

Waldez lembrou que em 2009 esteve em Copenhague, na Dinamarca, participando da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, e que hoje testemunha que o Brasil tem cumprido, com sobra, os compromissos que assumiu no acontecimento internacional.

O governador registrou que o país, de 2009 para cá, diminuiu o desmatamento em 80% e dobrou a meta de diminuição da emissão de gás carbônico (CO2). Ele pontuou que em razão do desmatamento e de queimadas sazonais que ocorrem geralmente de quatro em quatro anos, atualmente o Brasil é alvo de fakenews.

“Na verdade, o Brasil tem uma série histórica altamente positiva, dando grande contribuição à agenda do clima. Temos moral para discutir essa pauta; resta apenas que entremos na discussão”, desabafou Waldez Góes, que abordou o assunto a propósito de viagem que fará para em 28 próximo liderar uma reunião da Cúpula dos Governadores da Amazônia e representantes de outros países que integram a região, no Vaticano, um dia após o término do Sínodo da Amazônia, que ali se realiza.

O gestor amapaense antecipou que na reunião no Vaticano reafirmará o compromisso dos governadores amazônicos com o desenvolvimento sustentável, as populações tradicionais, incentivo à bioeconomia, combate ao desmatamento e com a eliminação da emissão do dióxido de carbônico.


Deixe seu comentário


Publicidade