Política

Waldez discute saúde, educação e desenvolvimento urbano com prefeitos

Encontro entre governador do Estado e prefeitos dos 16 municípios ocorreu nesta terça-feira (12) no Palácio do Setentrião.

Compartilhe:

Elden Carlos
Editor-chefe

 

O governador do Amapá, Waldez Góes, recebeu nesta terça-feira (12) os prefeitos dos 16 municípios do estado durante o Fórum Governo e Prefeituras. Durante entrevista ao programa radiofônico LuizMeloEntrevista (Diário 90,9FM), o chefe do Executivo afirmou que o fórum tinha como mote principal o debate sobre gestão integrada entre os entes. Waldez disse que entre as pautas principais estavam o sistema de parcerias para o desenvolvimento das cidades, o Plano Estadual de Vacinação contra Covid-19 e o programa de Alfabetização no Tempo Certo, desenvolvido pelo sistema de colaboração “Colabora Amapá”.

“Estamos diante de um dos maiores desafios da humanidade. Ações integradas são determinantes para que possamos enfrentar, juntos, os impactos e reflexos causados pela pandemia da Covid-19 em todos os setores. Os temas comuns do fórum são de urgência. Alguns já vêm sendo tratados com prefeitos anteriores e outros ainda precisam ser organizados e executados”, declarou Waldez.

O governador assegurou que ouvir as demandas de todos os prefeitos garante o nivelamento, por exemplo, do Plano Estadual de Imunização. “Vamos seguir o plano nacional, mas também vamos debater e alinhar o estadual”, disse.

Além de destacar as ações de enfrentamento à pandemia, com o reforço da retaguarda de toda a rede pública de saúde, o gestor também frisou que debater a educação é algo que não pode ser deixado em segundo plano.

“Temos um compromisso sério com a educação e fazendo esse movimento em todos os municípios vamos mudar a cultura e acompanhar o avanço no processo educacional. Estamos reafirmando nossa atitude, vamos apostar nessa empreitada para que em um ano consigamos já colher resultados“, afirmou.

Ao término do fórum, de acordo com o governador, os gestores municipais assinariam o termo de adesão ao Colabora Amapá – que integra ações de governo para facilitar os municípios na execução das políticas públicas de educação, saúde e desenvolvimento urbano.

Entenda as pautas do encontro

 

Plano de Vacinação
O Governo do Amapá apresentou às prefeituras o Plano Estadual de Vacinação contra Covid-19, onde estão todas as etapas e estratégias para imunizar os amapaenses. O objetivo do plano é manter a rede estadual preparada para receber, distribuir e aplicar a vacina na população, assim que o Ministério da Saúde (MS) liberar as doses.

 

Colabora Amapá
Lançado pelo Governo do Amapá em 2018, o Colabora Amapá é um programa que tem o objetivo de consolidar o Regime de Colaboração entre o Estado e as prefeituras para fortalecer políticas públicas que garantam mais qualidade nos serviços prestados à população, com destaque para a Educação e Inovação Tecnológica.

 

Criança Alfabetizada
O programa Criança Alfabetizada oferta formação continuada para professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares; material didático complementar; avaliação permanente da aprendizagem dos estudantes; acompanhamento e monitoramento do processo ensino aprendizagem, além de cooperação e incentivos.

Em 2020, mesmo com a pandemia, aconteceram três formações continuadas aos professores alfabetizadores municipais, formação de gestores, assessoramento técnico e entrega de materiais didáticos. O programa é apoiado pelo Instituto Natura, Fundação Lemann e Associação Bem Comum.

 
Compartilhe:

Tópicos:  

Deixe seu comentário:




Um comentário em “Waldez discute saúde, educação e desenvolvimento urbano com prefeitos”

  • Leidiane Santos disse:

    Gostaria de fazer um apelo e pedir resposta sobre o apartamento aturia, que está sendo feito na vila dos Oliveira. Já a mas de 10 anos esperando por uma moradia diguina. Gostaria se possível de uma prévia do que será feito. E se tem alguma previsão para entregar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *