Política

Waldez prorroga suspensão de aulas e alerta para riscos de proliferação da Covid-19

Governador falou sobre as medidas de enfrentamento à Covid-19 nesta sexta-feira (31), no Palácio do Setentrião, durante coletiva de imprensa.


Elden Carlos
Editor

 

O governador Waldez Góes (PDT) assinou no início da noite desta sexta-feira (31), no Palácio do Setentrião, o novo decreto governamental instituindo as novas medidas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus no estado. Durante coletiva de imprensa, o chefe do Executivo apresentou aos jornalistas os dados relacionados à Covid-19 e a quarta fase do plano de retomada responsável e gradual das atividades econômicas e sociais.

 

Em entrevista à rádio Diário (90,9FM) Waldez disse que na linha de frente do decreto está a manutenção, por mais 30 dias, da suspensão das aulas de forma presencial nas escolas da rede pública e privada.

 

O gestor lembrou que o Amapá está atualmente em ambiente favorável em razão das medidas unificadas que foram tomadas pelos mais diferentes atores, e que todo esse trabalho não pode ser jogado fora. Ele ressalta que o estado está em situação de risco baixo, mas que é eminente a possibilidade de subir para risco moderado, o que exigiria a retomada de algumas medidas de isolamento social já adotadas no passado.

 

Waldez lembrou que a taxa viral de transmissão da Covid-19 está abaixo de 1%, e que a ocupação de leitos nas unidades de referência no tratamento da doença é de menos 40%, também sinalizando que o Amapá tem a maior taxa de testagem [proporcionalmente], e uma das menores taxas de letalildade do país.

 

“Não podemos retroceder. Todas as medidas até aqui tomadas ocorreram sob recomendação técnica, baseada em estudos e números reais. Estamos em ambiente favorável, mas, com a flexibilização de algumas medidas, há seis semanas, a taxa de internação, por exemplo, cresceu 8% nas últimas semanas, o que é um alerta. Já realizamos um amplo debate com os prefeitos para tomarmos medidas unificadas. Se sentirmos que podemos retroceder, aumentando os índices da doença, tenham certeza de que tomaremos, de imediato, medidas severas de isolamento social. Não podemos perder todo o trabalho realizado até aqui, e que tem dado certo”, concluiu.


Deixe seu comentário


Publicidade