Política

Waldez ressalta desenvolvimento econômico do Amapá em inauguração do escritório da Codevasf no estado

Instalação da empresa acontece no momento em que o governo trabalha para estabelecer instrumentos importantes ao crescimento do Amapá


Foto: Gabriel Dias

A partir desta sexta-feira, 16, o Amapá passa a contar com um escritório da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A instalação acontece em um momento que o governo estadual trabalha para estabelecer instrumentos importantes ao desenvolvimento econômico e social do Amapá, como a nova base cartográfica e o novo sistema de licenciamento ambiental.

A Codevasf é uma empresa pública ligada ao Ministério do Desenvolvimento Regional e atua há 47 anos no nordeste e centro oeste brasileiro e, agora, no extremo norte do país. No Amapá, a empresa vai executar obras que representam melhorias na qualidade de vida e que vão gerar mais oportunidades de emprego para a população, como as orlas do município de Santana e do bairro Perpétuo Socorro, em Macapá.

O governador, Waldez Góes, acompanhado do senador Davi Alcolumbre e do diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, participou da cerimônia de inauguração do escritório de apoio técnico da companhia, que contará com o trabalho de quinze amapaenses selecionados através de concurso público.

Góes destacou que a chegada da companhia ao Amapá é uma grande conquista, pois a empresa já se instalou com orçamento definido, com identificação de projetos na área de infraestrutura e desenvolvimento econômico delineado.

“A partir de hoje, passamos a contar com uma empresa pública parceira do nosso estado em políticas nas áreas de infraestrutura e outras atividades que incentivem as cadeiais produtivas, gerando emprego e renda para a população. Os 16 municípios do Amapá foram incluidos na área de atuação da Codevasf”, disse Góes.

Góes também ressaltou que a instalação da empresa no Amapá acontece no momento em que o Estado trabalha para estabelecer instrumentos importantes para o planejamento público e privado.  Ele lembrou que o Amapá tem base cartográfica mais moderna do país, constituída em uma parceria com o Exército Brasileiro. A parceria também possibilitou o georreferenciamento das terras amapaenses como parte do processo de regularização fundiária.

“Esta semana lançamos o licenciamento ambiental digital que é muito importante em termos de segurança jurídica, transparência, coordenação, monitoramento e fiscalização. O Amapá será o pioneiro a lançar o Cadastro Ambiental Rural, com o apoio do governo federal, graças a base cartográfica moderna que possuímos. Para a Codevasf, isso vai servir de referência para os projetos a serem desenvolvidos, com um sistema de gestão ambiental digital, transparente que será acompanhado pelos órgãos de controle interno e externo e social e com segurança jurídica”, pontuou.

A implantação do escritório é resultante da Lei 14053/20, que amplia a área de abrangência e de atuação da Codevasf para Amapá e é de autoria do senador Davi Alcolumbre, aprovada no Congresso Nacional e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro.

“É um esforço coletivo, e eu quero reconhecer o governador Waldez Góes que visualizou os benefícios que essa empresa vai fazer pelo Amapá”, afirmou Alcolumbre.

Primeiros projetos

Após a inauguração do espaço, as autoridades seguiram para o auditório do Senac, onde ocorreu um encontro com os prefeitos dos 16 municípios onde foi feita a apresentação dos primeiros projetos que serão executados pela companhia no estado. Na ocasião, foram assinadas ordens de serviço para a execução de projetos como: as orla do município de Santana e do bairro Perpétuo socorro, em Macapá, além da pavimentação asfáltica e com blocos de cimento nos municípios amapaenses.

O diretor-presidente da companhia, Marcelo Moreira afirmou que a empresa também tem o objetivo de ajudar os produtores locais a estruturar seus negócios como também criar novas rotas de produção, de acordo com as potencialidades do estado.

“Queremos estabelecer parcerias com o governo, prefeituras e instituições, fomentando as riquezas naturais, melhorando a cadeia produtiva da região”, ressaltou Moreira.


Deixe seu comentário


Publicidade