Turismo

FOLIA MOMESCA

Porque o Carnaval do Amapá pode impulsionar o turismo para o estado todo.


 

Cleber Barbosa
Editor de Turismo

 

Com apoio do Governo do Estado, os desfiles das escolas de samba do Carnaval 2026 já têm data marcada no Amapá. O espetáculo acontece nos dias 13 e 14 de fevereiro, na tradicional pista da Ivaldo Veras, no Sambódromo de Macapá, reunindo agremiações, artistas e milhares de foliões em uma das maiores manifestações culturais da região Norte.

A programação é coordenada pela Liga Independente das Escolas de Samba do Amapá (Liesap), em parceria com a Secretaria de Estado do Turismo (Setur), e conta com um repasse histórico de R$ 10 milhões, anunciado pelo governador Clécio Luís durante a Central da Expofeira 2025. O investimento reforça o compromisso do Governo do Estado com o fortalecimento do Carnaval amapaense, reconhecido como um importante vetor cultural, turístico e econômico.

“O desfile das escolas de samba, que voltou a ser realizado em 2023 na estrutura do Sambódromo de Macapá com articulação do Governo do Estado, se fortalece ainda mais com esse repasse. O fomento à cultura popular e às tradições carnavalescas também impulsiona o turismo, o empreendedorismo e a geração de renda, consolidando o Amapá no circuito dos grandes eventos nacionais”, destacou a secretária de Estado do Turismo, Syntia Lamarão.

Visitações – Além disso, o governador Clécio Luís anunciou, na terça-feira, 27, a gratuidade do acesso às arquibancadas de concreto e de ferro durante os desfiles das escolas de samba no Carnaval 2026. A medida amplia o acesso da população ao espetáculo e reafirma o caráter democrático da maior festa popular do estado. A retomada dos desfiles no Sambódromo integra a política do Executivo Estadual de valorização da cultura popular, aliada ao incentivo ao turismo e ao empreendedorismo criativo, ampliando a visibilidade do Amapá no cenário nacional de grandes eventos.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade