Obras de artesãos indígenas mostram força cultural na Feira Internacional de Oiapoque
Com participação de 18 expositores, peças feitas com sementes, fibras e madeira,couro curtido, apresentam criatividade amapaense em exposição e oficinas

Rafael Carneiro
De Oiapoque/AP
O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), por meio do Projeto Tecendo Arte, promove espaço dedicado a artesãos locais, internacionais e indígenas, na Feira Internacional de Oiapoque. Nesta edição, a exposição foi montada com produtos da moda artesanal, decorativos e utilitários.
Segundo a gestora do Projeto Tecendo Arte, Alessandra Martins, o Sebrae na fronteira busca valorizar a arte e a produção de artesãos não indígenas e indígenas, com o objetivo de aumentar a visibilidade da cultura regional em Oiapoque.
“Hoje a Feira de Negócios oportuniza aos artesãos locais, a divulgação de suas peças com a apresentacao do grafismo das etnias indígenas do oiapoque e fortalece a referência cultural do artesanato do Estado do Amapá”, destaca a gestora Alessandra Martins.
Artesãos
Na feira, 18 artesãos expõem obras autorais criadas a partir de materiais como semente, madeira e fibras naturais. Os expositores são de origem oiapoquense, além de indígenas das etnias Palikur, Karipuna, Galibi Marworno e Galibi Kalinã.
Peças como colares, pulseiras, brincos e material feito com miçangas e sementes diversas ganham destaque na exposição. Os artesanatos são representados por animais, como seres que estão presentes na cultura dos povos indígenas do Oiapoque.
O artesão indígena, André Gabriel Marworno, afirma que o Sebrae deu todo o suporte para apresentar as obras dentro da programação cultural artística. “A Feira traz uma oportunidade de mostrar essa cultura maravilhosa que nós temos aqui em Oiapoque. E poder compartilhar com nossos vizinhos da Guiana Francesa e outros municípios do estado do Amapá é de imensa gratidão”, disse o artesão André.
Exposição
Entre os expositores artesãos que participam estão Keila Palikur; Tairene Aniká dos Santos; Kariane Felicio da Silva Oliveira; Rita Moura Marques; Nahare Kopikahok; José Augusto Sampaio; Marlene Maria da Conceição; Dieimisom Sfair dos Santos; Maria Emanuelle da Silva Soares; Noel Henrique dos Santos; Suzana Anika Valente; Diene Sfair dos Santos; Andre Castro Gabriel; Eclícia Lorrane Soares Silva; Suellen do Socorro Mendes de Sousa Santiago; Lorivana Nunes Queiroz da Paixão; Maria Luiza Costa dos Santos; Silvangela Magalhaes Costa.
Oficinas
As oficinas criativas apresentam quatro temáticas que valorizam a produção artesanal do Amapá. Na programação, os artesãos compartilham conhecimentos sobre grafismo indígena, teçume em fios de malha com sementes regionais, crochê e reutilização de materiais recicláveis. Cada oficina tem duração média de 40 a 60 minutos.
A Feira
Internacional de Oiapoque é uma realização do Sebrae, Agência Amapá e Governo do Amapá, com a parceria da Coletividade Territorial da Guiana (CTG), Câmara de Comércio e Indústria da Guiana (CCIG), Prefeitura Municipal de Oiapoque, Associação Comercial de Oiapoque (Acoi), Serviço Nacional do Comércio (Senac) e Sindicato das Empresas de Turismo do Amapá (Sindetur) e LAN Telecom.
Deixe seu comentário
Publicidade





