Última Hora

Clécio diz que saúde municipal é prioridade

Renilda Costa, titular da Sesa, elogiou atendimento “de excelência” da Prefeitura de Macapá


RAMON PALHARES

Um dia após a entrega dos equipamentos às unidades básicas de saúde (UBSs) da capital e do interior, o prefeito Clécio Luís (Psol) afirmou nesta quarta-feira, 26, com exclusivamente ao Diário do Amapá, que a área de saúde de Macapá está bem porque é tratada com prioridade.

A declaração foi dada após Clécio ser questionado sobre os elogios feitos pela nova secretária de saúde do estado, Renilda Costa, no programa LuizMeloEntrevista dessa terça-feira, 25, quando ela destacou que o bom trabalho desenvolvido pela prefeitura tem contribuído para o descongestionamento do Hospital de Emergência (HE), e comentou a vinda de uma técnica do Ministério da Saúde ao estado para ajudar os demais municípios a desenvolverem ações para seguir o modelo de excelência de Macapá.

De acordo com o prefeito, na atual gestão já foram reformadas 15 UBSs em todo o município, além da preocupação com os demais setores: “O tripé educação, segurança e saúde é alvo de constante preocupação e permanentes ações, porque a população quer ser atendida com qualidade. E a questão não é só reformar prédios, mas sim, também, instalar os equipamentos necessários, a exemplo do que fazemos nas unidades básicas de saúde, nas escolas e na Guarda Municipal, sem esquecer a valorização dos profissionais. Os resultados são visíveis, com a prestação de serviços de qualidade. Não se pode esquecer, também, os serviços de infra-estrutura, urbanização e mobilidade que estamos desenvolvendo em todos os bairros de Macapá.

O prefeito destacou os avanços na saúde da capital, do empenho da gestão para que as emendas sejam aplicadas, da participação das lideranças comunitárias e instituições como a Câmara de Vereadores e Ministério Público na fiscalização do trabalho feito no município: “Temos buscado alternativas para superar as dificuldades e garantir mais avanços, a exemplo do Hospital Metropolitano, cuja batalha tem sido árdua. Já estamos com o projeto pronto, mas o município não tem condições de assumir, daí a parceria com o estado, para concluir e fazer com que a unidade cumpra sua função social”.

 

Equipamentos
Nesta terça-feira, Clécio Luís fez entrega de novos equipamentos médico-hospitalares e mobiliários para serem distribuídos nas UBSs da capital e zona rural. A aquisição dos aparelhamentos ocorreu a partir de emenda parlamentar de autoria do deputado federal Vinícius Gurgel, no valor de R$ 1 milhão.

Foram entregues 550 itens a serem distribuídos entre as UBSs. São mesas para exames, carro de curativos, biombos, braçadeira para injeção, carro maca, estetoscópio adulto e infantil, autoclave, cadeira de rodas, foco refletor, compressor odontológico, oxímetro, centrais de ar condicionado, bebedouros, impressoras, armários e computadores.

Também foram entregues 171 itens para o Centro de Atenção Psicossocial para Infância e Adolescência (CAPSi), como bolas de basquete, futebol e vôlei, prancha de natação, bambolês, bolas de fisioterapia, redes de vôlei e futebol, que são utilizados nas oficinas desenvolvidas pelo centro. Um investimento realizado com recurso do Sistema Único de Saúde (SUS) no valor de R$ 7.390 mil.

O representante do Ministério Público do Amapá, promotor de justiça de defesa da saúde pública, André Luis Araújo, disse conhecer as dificuldades do serviço público e parabenizou a prefeitura pelo esforço no resgate das emendas e aplicação correta dos recursos. “Atender e dar qualidade de trabalho aos profissionais, melhorando a atenção básica, significa que a gestão tem se empenhado em resolver os problemas da população”.


Deixe seu comentário


Publicidade