Última Hora

Pessoas com deficiência e reabilitados têm oportunidade de emprego

INCLUSÃO – ‘Dia D’ acontecerá no Amapá no dia 25 deste mês, no auditório do TRE


Em entrevista concedida na manhã desta terça-feira, 22, no programa LuizMeloEntrevista (DiárioFM 90.9), a conselheira do Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Meg Lima anunciou a realização, na próxima sexta-feira, 25, do ‘Dia D de Inclusão Social e Profissional’, voltado para pessoas com deficiência e beneficiários reabilitados do INSS.

O evento, que acontecerá nesta sexta-feira, 25, das 8h às 13h, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AP), é uma iniciativa do Dia D é do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Sistema Nacional de Emprego (Sine), Ministério Público do Trabalho (MPT) e conta com o apoio direto das empresas privadas que vão oferecer as vagas, entidades representativas das pessoas com deficiência e da Secretaria de Estado da Educação, SIAC Superfácil, Cerest.

De acordo com Meg Lima, o ‘Dia D’ é dedicado pelo SINE para o atendimento às pessoas com deficiência e aos beneficiários reabilitados, tendo como foco a inclusão no mercado de trabalho. Ela chamou a atenção para o Benefício da Prestação Continuada (BCP), que pouca gente faz uso, por conta da pouca divulgação: “As pessoas com 65 anos ou mais, e as pessoas com deficiência, de qualquer idade, que não possuem meios próprios para garantir a sobrevivência têm direito a essa benefício, que corresponde a um salário mínimo mensal durante 12 meses. No Dia D nós daremos ampla publicidade a esse benefício, e teremos condições de esclarecer todas as dúvidas”, prometeu.

A conselheira ressaltou, também, que a partir de 14 anos de idade as pessoas com deficiência podem ser contratadas como aprendizes, sem a necessidade de comprovação de escolaridade, O salário pode ser acumulado com o benefício do BPC e tem duração de dois anos. Ela explica que para se cadastrar, basta a pessoa de dirigir ao SINE, munida de carteira de trabalho, RG, CPF.

Programação

De acordo com a titular da Sete, Marciane do Espírito Santo, a programação começa às 8h com um café da manhã. A abertura oficial ocorrerá às 8h30, acontecerá a abertura oficial com uma audiência pública coletiva e às 10h30 serão oferecidos os serviços. A secretária explica que a meta é encaminhar e empregar cerca de 150 trabalhadores deficientes e reabilitados, oferecer 75 vagas para cursos de qualificação profissional para este público via Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), além de realizar 150 atendimentos de emissão de carteira de trabalho, identidade, cartão do SUS e laudo médico.

“O Governo do Amapá abraçou esta data e não vem medindo esforços, através do Sine, para captar e intermediar junto às empresas as vagas necessárias para garantir emprego digno para as pessoas com deficiência e aos reabilitados do INSS”, pontuou Marciane. (Ramon Palhares)


Deixe seu comentário


Publicidade