Nota 10

40º Encontro Nacional da Abrasel transforma Amapá no centro da gastronomia brasileira

Evento começou na terça-feira, 19, e reuniu grandes lideranças do setor de alimentação fora do lar, impulsionando o turismo e valorizando a culinária local


 

O Amapá se tornou o centro da gastronomia na terça-feira, 19, na abertura do 40º Encontro Nacional da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Com apoio do Governo do Estado e do Sebrae, a iniciativa integra a política de fortalecimento do turismo a partir de grandes eventos, estabelecida no Plano de Governo da atual gestão.

 

Ao som dos grandes sucessos da música popular brasileira e amapaense, o evento reuniu as maiores lideranças do Brasil no ramo de alimentação fora do lar. O público pôde desfrutar de pratos tradicionais da culinária amapaense e participar de debates sobre inovações para o setor gastronômico. O evento segue até sexta-feira, 22, e deve reunir mais de 600 pessoas.

 

 

“Ao sediar este encontro, o Amapá se coloca no centro da gastronomia brasileira. É um momento de planejamento, troca de experiências, promoção e valorização da nossa cultura, do nosso turismo e da nossa história”, destaca a secretária de Estado do Turismo, Sintya Lamarão.

 

Reconhecimentos

Na ocasião, também ocorreu o 9º Prêmio Melhores da Gastronomia, que reconhece os melhores empreendimentos amapaenses do setor alimentício fora do lar. O destaque da noite foi para a Peixaria Amazonas, premiada em quatro categorias: Melhor Restaurante, Melhor Culinária, Melhor Carta de Drinques e Melhor Atendimento.

 

Atualmente, o Amapá conta com mais de 5 mil estabelecimentos formais em atividade no segmento, gerando a contratação e manutenção de mais de 40 mil empregos. O encontro retorna à região Norte após dez anos e traz como tema principal a “Sustentabilidade e Eficiência na Gestão de Negócios Gastronômicos”.

 

 

“Aqui estão as maiores lideranças do setor da alimentação fora do lar. Eles estão aqui no estado para conhecer a nossa diversidade gastronômica, estreitar os laços com os nossos empresários e, principalmente, deliberar as tendências gastronômicas para o ano de 2024, além de aquecer a economia e mostrar para o Brasil o que o nosso Amapá tem de especial no setor da gastronomia”, destaca o presidente da Abrasel no Amapá, Yukio Nagano.

 

A programação conta com passeios guiados, palestras, oficinas e visitas a empreendimentos de sucessos do Amapá. Antes da abertura, os visitantes participaram de um receptivo no Aeroporto Internacional de Macapá e realizaram um passeio turístico pela cidade.

 

Visitando o Amapá pela primeira vez, a presidente da Abrasel de Minas Gerais, Karol Rocha, ficou encantada com a Fortaleza e o Rio Amazonas. Na abertura do encontro nacional, ela teve o primeiro contato com a gastronomia amapaense e demonstra ansiedade para o restante da programação.

 

 

“Eu acho que a culinária entre Minas Gerais e Amapá faz todo sentido. Minas tem uma culinária extremamente aguçada, e eu percebo que aqui também é desse jeito, com uso dos peixes de água doce. Não tive tempo de conhecer todos os produtos da gastronomia amapaense, mas as primeiras impressões foram lindas”, descreve Karol.

 

Com origem italiana, Alex Di Pascuale é presidente da Abrasel Bahia há dez anos e já se rendeu à comida brasileira há muito tempo. Segundo ele, o Amapá é o estado que mais representa a diversidade e a riqueza que existe na culinária nacional.

 

“É um prazer estar aqui em Macapá, é a minha primeira vez no estado e fiquei impressionado de forma positiva com a riqueza cultural, que se reflete também na gastronomia. Sempre fico surpreendido quanto o Brasil é rico gastronomicamente, e o Amapá é uma demonstração disso. Vou comer muita comida amapaense!”, afirma Di Pascuale.

 

Antes mesmo de embarcarem no voo rumo a Macapá, os visitantes receberam o ‘Manual Abraselino’, com orientações para um comportamento sustentável, sem o uso de matérias descartáveis, para evitar a poluição do meio ambiente. Todos os utensílios usados durante a cerimônia de abertura foram biodegradáveis.

 

Os resíduos gerados foram coletados seletivamente e destinados à Associação dos Catadores de Macapá, que trabalha dentro de um aterro sanitário controlado. Com os resíduos já pré-selecionados, os catadores conseguem captar recursos sustentáveis através da venda e reciclagem.

 

9º Prêmio Melhores da Gastronomia

A abertura do evento teve como ponto alto a premiação máxima da gastronomia no Amapá. O objetivo é fortalecer a competitividade do setor de alimentação fora do lar, reconhecendo de forma meritocrática, séria e justa os negócios gastronômicos em diversos segmentos que receberam serviços de destaque nos últimos 12 meses. Os restaurantes foram julgados por críticos gastronômicos. Confira os vencedores e categorias:

 

Melhor Restaurante:

313 e Amazonas Peixaria

 

Melhor Cafeteria:

Empório Café Postal

 

Melhor Doceria:

Bendita Confeitaria

 

Melhor Lanchonete:

Lanchonete Benoliel e Aldemar Lanches

 

Melhor Hamburgueria:

Sinner Hamburgueria e Homemade

 

Melhor Sorveteria:

Santa Clara

 

Melhor Culinária Amapaense:

Amazonas Peixaria

 

Melhor Franquia Gastronômica:

Lugano Macapá

 

Melhor Comida a Quilo:

Sagrada Família Restaurante e Hotel e Restaurante Macapaba

 

Melhor Culinária Internacional:

Casa Lisboa

 

Melhor Pizzaria:

Bizzum Da Pizza

 

Melhor Culinária Saudável:

Varanda

 

Melhor Culinária Oriental:

Japan

 

Melhor Delivery Gastronômico:

Delícias da Oci

 

Melhor Bar:

Vinhos & Co.

 

Melhor Panificadora:

Fino Grão

 

Melhor Buffet:

Suelly Buffet

 

Melhor Carta de Vinhos:

Vinhos & Co.

 

Melhor Carta De Drinks:

Amazonas Peixaria

 

Melhor Churrascaria:

Churrascaria De Casa

 

Melhor Atendimento:

Peixaria Amazonasv

 


Deixe seu comentário


Publicidade