Cidades

Governo do Estado incentiva pesquisa científica na rede públic

Objetiva fomentar o estudo e pesquisas científicas na rede de educação básica do Amapá



 

Em breve, alunos da educação básica do Estado serão contemplados com um programa inovador. Trata-se do Programa Rede de Ciências do Estado do Amapá, que consiste em formar clubes de ciências para fomentar o estudo e pesquisas científicas, abrangendo escolas públicas em todos os municípios do Amapá. É um desafio proposto pelo Governo do Estado do Amapá, em fase de elaboração pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec).

O ponto-chave do programa é desenvolver uma cartografia da ciência no Amapá, alimentando uma rede de informações acerca de projetos científicos implementados nas escolas públicas. Professores e alunos da educação básica (até o 3° ano) selecionados serão beneficiados com bolsas de iniciação científica.

Outro objetivo do programa é deixar o estudante desde cedo capacitado para a universidade, promovendo potencialidades com características próprias da ciência: sistemática, disciplinadora e experimental, com formação de pesquisadores e doutores.

De acordo com a gerente do Núcleo de Tecnologias Sociais da Coordenadoria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovações da Setec, Lenira Reis, o Programa Rede de Ciências pretende, sobretudo, buscar as grandes ideias que se encontram em cada ponto do nosso Estado, trazendo o conceito de que a denominação “ciência” é muito ampla. “Queremos colocar em voga que ciência não é química, biologia e física apenas, mas sim humanas e políticas, por exemplo”.

Com previsão para lançamento em agosto deste ano, o programa fará seleção dos projetos dos clubes de ciência, primeiramente na capital Macapá e em mais dois municípios a serem definidos por uma equipe consultiva da Setec. O principal critério para a avaliação técnica será a abordagem de assuntos relacionados ao desenvolvimento econômico do Amapá e ao bem-estar coletivo.

“Entendemos que o desenvolvimento social está diretamente ligado à felicidade. Queremos ver a população com melhores condições de moradia, educação, saúde e acessibilidade. Assim, com esses projetos, vamos, além de estimular os estudos, buscar soluções para a melhoria desses pontos que são de extrema relevância para a gestão do governador Waldez Góes”, explica Lenira, que junto do secretário da Setec, Robério Nobre, e equipe, está formulando o programa.

A Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia almeja finalizar os desdobramentos do programa, em breve, para que seja firmado como programa de governo durante as discussões do Plano Plurianual (PPA).


Deixe seu comentário


Publicidade