Cidades

Jovens do Amapá podem fazer alistamento para o serviço militar via on line

O alistamento também pode ser feito online (www.alistamento.eb.mil.br) em 20 localidades: Amapá, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Sul, Tocantins, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Maranhão, Bahia, Minas Gerais, Goiás, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Distrito Federal.


Os jovens brasileiros do sexo masculino nascidos em 1999 já podem fazer o alistamento militar. Eles devem se apresentar à Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de sua residência até 30 de junho com os documentos: certidão de nascimento ou equivalente (carteiras de identidade, de motorista ou de trabalho), duas fotos 3×4 recentes e comprovante de residência.

O alistamento também pode ser feito online (www.alistamento.eb.mil.br) em 20 localidades: Amapá, Sergipe, Alagoas, Rio Grande do Sul, Tocantins, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Maranhão, Bahia, Minas Gerais, Goiás, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Distrito Federal. “A meta é que em 2018 todos os estados do Brasil possam contar com o alistamento online”, ressaltou o coordenador da Seção de Serviço Militar do MD, coronel André Buarque.

Caso more no exterior, o cidadão deverá procurar os Consulados ou Embaixadas do Brasil. Após o alistamento o jovem será informado sobre a data em que deverá retornar à JSM para tomar conhecimento quanto à apresentação na seleção geral ou à dispensa do Serviço Militar.

O alistamento militar é obrigatório. Ao não realiza-lo, o cidadão ficará impedido de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino – inclusive universidades. Também está previsto o pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar. Anualmente, cerca de 1,8 milhão de cidadãos fazem o alistamento militar e 100 mil são incorporados às Forças Armadas.


Deixe seu comentário


Publicidade