Cidades

Cartilha educativa sobre poluição sonora é apresentada durante o primeiro dia do Ciclo de Palestras Ambientais

Encerrando o segundo dia, a Prefeitura Municipal de Macapá irá apresentar a cartilha sobre Arborização.


Na tarde de quinta-feira (22), dando continuidade à agenda do I Ciclo de Palestras Ambientais, evento em comemoração ao “Junho Verde”, organizado pelo Ministério Público do Amapá (MP-AP), em parceria com a Universidade Federal do Amapá, Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Prefeitura de Macapá e Marinha do Brasil, o palestrante Peter Lucas, doutor pela Universidade de Nova Iorque, ministrou a palestra “Testemunhos Poéticos: direitos humanos e mídia no Brasil”.

Durante sua intervenção, o professor apresentou mini documentários de seu portfólio, trazendo para discussão questões relacionadas aos Direitos Humanos e a integridade de cidadãos a partir da qualidade da habitação fornecida hoje para as parcelas mais vulneráveis da sociedade.

A segunda palestra do dia foi voltada para a poluição sonora, onde o Primeiro SGT do Batalhão Ambiental, Clayton Allan Araújo, com formação em Gestão Ambiental, discorreu sobre as irregularidades mais comuns. Frisou também a distinção entre perturbação de sossego e poluição sonora, o que ainda causa muitas dúvidas entre a população.

Lançamento da cartilha contra poluição sonora

Na sequência, a promotora de Justiça Ivana Cei, coordenadora do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CAOP-Ambiental), recebeu o ilustrador sueco Sveen Emberland, autor da cartilha educativa “Que Barulho”, doada ao Ministério Público para o lançamento, reprodução e distribuição.

“É importante a divulgação deste material, pois se trata de uma contribuição feita por nós, do Ministério Público, e demais colaboradores para a comunidade. Destaco o trabalho excelente na produção deste material, assim como a qualidade técnica e educativa com a qual tudo foi estruturado, saímos daqui com a certeza de que a questão referente à poluição sonora se tornou compreensível para quem assistiu a palestra e que será facilmente difundida através do que se propõe a Cartilha”, destacou Ivana Cei.

A programação encerra no sábado, 24, com a I Feira AgroéVida, na Praça da Samaúma (Araxá), onde serão expostos e vendidos produtos de origem agroecológica. A Feira ficará aberta ao público das 8h às 16h.

Segue o Ciclo de Palestras

A programação segue nesta sexta-feira (23) com o Workshop do professor Peter Lucas, “Gestão e políticas públicas por intermédio da mídia participativa” e a exibição do filme “Housing Problems”. A Capitania dos Portos – Marinha do Brasil e Sociedade Amigos da Marinha (SOAMAR/AP) fazem o lançamento do programa de Coletes Salva-vidas.

No período da tarde, a palestra “Assentamentos precários na Amazônia: casos das áreas de ressacas do Amapá” será ministrada pela professora Dra. Bianca Moro, da UNIFAP, e a “Arborização da Cidade” por Heitor Liberato Junior, presidente da Associação Nacional de Arborização Urbana/SBAU.


Deixe seu comentário


Publicidade