Cidades

Prefeitura de Macapá elimina focos do mosquito Aedes aegypti nos três cemitérios da capital

No São Francisco, zona norte da cidade, dois focos foram encontrados e 315 depósitos que poderiam servir de criadouro foram eliminados.


A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) fez nesta sexta-feira, 23, mais uma ação de combate ao Aedes aegypti nos três cemitérios da capital. A atividade teve como finalidade eliminar depósitos passíveis de acúmulo de água que possam servir de criadouro para o mosquito.

No São Francisco, zona norte da cidade, dois focos foram encontrados e 315 depósitos que poderiam servir de criadouro foram eliminados. Já no Nossa Senhora da Conceição, quatro focos foram encontrados e 422 depósitos eliminados. O cemitério São José, no Buritizal, teve 11 focos encontrados e o maior número de depósitos eliminados – 493 objetos como restos de flores, vasos e recipientes espalhados entre os túmulos.

“Fazemos um apelo às famílias que possuem mausoléus e lotes em um dos três cemitérios para que façam regularmente a inspeção dos túmulos, que eliminem os objetos que possam acumular água e que coloquem areia nos pratos de plantas. Os proprietários são os responsáveis pela manutenção e somente com a colaboração de todos é que vamos controlar a proliferação do Aedes”, alertou o coordenador do Programa Municipal de Combate à Dengue, Kilder Vidal.

Durante todo o ano, a Semsa faz o controle e o combate ao mosquito por meio de trabalho educativo e visitas domiciliares. O Aedes aegypti é o transmissor da dengue, zica vírus e das febres chikungunya e amarela urbana. A população deve ficar atenta ao apresentar os sintomas, como febre, dores no corpo ou articulações, e procurar uma Unidade Básica de Saúde.


Deixe seu comentário


Publicidade