Cidades

Nova embarcação é entregue a produtores do arquipélago do Bailique

A entrega, ocorrida na tarde de domingo, 20, no distrito do Bailique, foi coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e contou com a presença de secretários municipais, vereadores e representantes dos agricultores locais.


O prefeito Clécio Luís acionou a chave de partida da nova embarcação entregue pelo Município aos produtores do arquipélago do Bailique. Adquirida por meio de convênio com o Ministério do Desenvolvimento Agrário, o novo transporte irá possibilitar a redução de custos com o escoamento da produção local, além de abastecer a capital e as comunidades evitando desperdício de produção.
“Para nós, é uma alegria fazer esta entrega, e ficamos satisfeitos por ter mais essa ferramenta para o escoamento da produção. Esta é a segunda embarcação que o Município disponibiliza para o distrito do Bailique. Há muito tempo, os produtores tinham que pagar para fazer o transporte dos produtos até a capital. Agora, além de economizar, poderão levá-los com mais segurança e qualidade. Quem também ganha com isso é o consumidor, que poderá comprar um produto mais barato”, ressaltou o prefeito Clécio Luís.
Com capacidade de transportar até doze pessoas e 20 toneladas de alimentos, a nova embarcação traz expectativas de melhorias para o presidente da Associação dos Agricultores da Ilha do Franco, Raimundo Quaresma. “Precisávamos de um transporte para o escoamento da nossa produção. Em época de safra, saem daqui melancia, banana e uma média de 500 sacas de açaí, por semana. Com o barco, economizaremos no transporte e, com certeza, teremos mais lucro”.
A embarcação será administrada por um comitê gestor, formado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Coordenadoria das Agências Distritais, associações, entidades e tripulação. Para ter acesso, os agricultores devem fazer um cadastro junto aos técnicos da secretaria.
“Para o produtor acessar esse fomento, ele precisa ser inscrito no Programa de Aquisição de Alimentos, o PAA. Fizemos esse cadastro durante o Congresso do Povo, aqui no Bailique. E para coordenar o calendário semanal de viagens, criamos um comitê gestor”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Lucas Abraão.
 

Deixe seu comentário


Publicidade