Cidades

Prefeitura de Macapá garante assistência à Associação de Parteiras Tradicionais do Bailique

A entidade, que é sem fins lucrativos, incentiva às mulheres do arquipélago a optarem pelo parto natural.


Durante visita realizada no fim de semana à Associação de Parteiras Tradicionais do Bailique, localizada na Vila Progresso, o prefeito Clécio Luís garantiu apoio no sentido de melhorar o local onde os atendimentos são feitos.
Esse tipo de parto é benéfico, pois pode diminuir os riscos tanto para a saúde da mãe quanto do bebê, em gestações de baixo risco, além de ser recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). “Essas mulheres fazem um importante trabalho, que é promover o parto natural e humanizado em um período que o número de cesáreas cresce a cada ano”, comentou o vereador Rinaldo Martins.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) já garante apoio por meio das equipes de Saúde da Família, que fazem cobertura na região. Em casos com complicações ou intercorrências, as equipes dão auxílio e encaminhamentos necessários. “Já damos o apoio e agora garantiremos algumas melhorias para a associação, como a doação de central de ar e alguns equipamentos que irão ajudar no procedimento que elas realizam”, disse Clécio.
A parteira Ananizea dos Santos traz crianças ao mundo desde 1991. A entidade já chegou a receber auxílio financeiro do Governo do Estado, mas há mais de dois anos realizam suas atividades por conta própria e com a ajuda de algumas pessoas da comunidade.  “Já ajudei muitas mulheres a parir, e faço isso com amor. Uma mulher que tem um parto normal tem menor risco de morte e infecções. Nossas atividades só não pararam porque contamos com o apoio da prefeitura e das pessoas da comunidade, que são sensíveis ao trabalho que fazemos”.
Também participaram da visita os vereadores Patriciana Guimarães, Pastor Dídio, Nelson Sousa e Caetano Bentes; o subsecretário de Ação em Saúde, Paulo Dias; a secretária municipal de Assistência Social, Naldima Flexa; a coordenadora municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Anne Pariz; e a presidente da Fundação Municipal de Turismo, Juliane Pereira.

Deixe seu comentário


Publicidade