Cidades

Ueap debate fortalecimento do ensino superior na Amazônia com pesquisadores nacionais

1ª Jornada Científica na Amazônia reuniu professores e alunos em torno do aperfeiçoamento de programas de pesquisa e pós-graduação


 

A Universidade do Estado do Amapá (Ueap) promoveu nesta quinta-feira, 25, a mesa-redonda “Experiências e vivências da pesquisa na Amazônia”, que reuniu docentes de instituições de todo Brasil e gestores estaduais para debater a prática científica na região amazônica e como ela pode influenciar na qualidade dos programas de pós-graduação ofertados na Ueap. A iniciativa integra o Plano de Governo da atual gestão para o fortalecimento do ensino superior.

 

A programação compõe a 1ª Jornada Cientifica na Amazônia e faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, desenvolvida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq). No evento, os professores da universidade estadual vêm sendo capacitados para apresentar propostas de mestrados a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), como também alunos, que futuramente podem se tornar mestrandos dos programas da instituição.

 

 

“Essas propostas que estão sendo discutidas para o envio ao órgão que cuida da aprovação da criação de novos cursos de mestrado e doutorado são nas áreas de ciências agrárias, de ciências ambientais e de ensino e educação, muito relacionadas às potencialidades do nosso estado. E a presença dos alunos na jornada também é fundamental para o incentivo a realização desses cursos no futuro, já que sem alunos a pós-graduação perde o seu sentido de existir”, explicou a vice-reitora da Ueap, Marcela Videira.

 

Também fizeram parte dos debates, gestores estaduais, como o secretário de Ciência e Tecnologia do Estado, Edivan Andrade, além de professores-doutores de outros estados do Brasil, que puderam trazer incentivos e apontar caminhos para os alunos seguirem futuras trilhas na pós-graduação. Participaram os docentes Lina Bufalino, da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Emidio Cantidio, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Ufrpe) e Ivanise Rizzatti, da Universidade Estadual de Roraima (Ufrr).

 

“Um evento como este é muito importante porque, além de estabelecer esse contato direto com os alunos de graduação, reúne diferentes áreas do conhecimento, que juntas vão dialogar e reunir essa ecologia de saberes e contribuir tanto com o desenvolvimento da graduação, como da pós e consequentemente da pesquisa”, disse a professora de química da UFRR e coordenadora da área de Ensino da Capes, Ivanise Rizzatti.

 

Impactos dos debates para os alunos da Ueap

O desenvolvimento de programas de pós-graduação pode influenciar diretamente na trajetória acadêmica dos alunos da instituição, como no estudante de Ciências Naturais da Ueap, Rerison Andrade, que pretende chegar aos graus de mestrado e doutorado em formações relacionadas ao curso.

 

“Eu vejo a pós-graduação como um aperfeiçoamento do que eu já estudo, nós estudamos as grandes ciências e para mim vai ter um impacto forte porque posso pegar a minha área de biologia e focar em temas como questões sociais e preservação dos recursos da Amazônia. Por isso, tenho como meta fazer o mestrado em Recursos Amazônicos, aqui mesmo na universidade”, disse o estudante.

 

1ª Jornada Científica da Amazônia

Além da mesa-redonda, a 1ª Jornada Científica realizou um encontro entre docentes de Ciências Agrárias e Ambientais, para discutir a criação de novos cursos de mestrado nas áreas.

 

A programação continua com reunião de docentes de outras áreas e do Mestrado de Recursos Naturais Amazônicos (Renamazon):

Sexta-feira, 26 

  • Reunião com colegiado do Mestrado de Recursos Naturais Amazônicos (RENAMAZON): avaliação de cursos de pós-graduação

Horário: 9h às 12h

Local: sala do NPJ – campus administrativo Ueap

Destinado ao colegiado Renamazon

 


Deixe seu comentário


Publicidade