Cidades

Governo levou orientações para adesão ao Mapa do Turismo Nacional na 9ª Caravana Federativa

Durante o evento foram esclarecidas dúvidas sobre o programa de Regionalização do Turismo às prefeituras municipais


 

Durante a Caravana Federativa no Amapá, o Governo do Estado levou orientações aos municípios sobre o Mapa do Turismo Nacional e acesso a recursos federais. O evento trouxe mais de 40 entidades federativas, com cerca de 30 ministérios para o estado com oferta de serviços, atendimentos, informações para fortalecer a cooperação entre entes da União, estados e municípios.

 

As atividades buscam esclarecer dúvidas das secretarias municipais de Turismo sobre o programa de Regionalização do Turismo. A ideia é oportunizar a divulgação dos pontos de visitação, promover e captar recursos para eventos, infraestrutura e segmentos diversos com garantia de desenvolvimento das cidades.

 

O Governo do Amapá somou, junto ao Ministério do Turismo, nas orientações ao público presente, garantindo a integração e oportunizando que mais cidades alcancem os recursos disponíveis.

 

“Nós atendemos diversas prefeituras que se comprometeram a cumprir os critérios para serem inseridos no Mapa do Turismo e isso é importante, porque vai gerar desenvolvimento, emprego e manutenção dos postos de trabalhos já existentes. O objetivo é andar de mãos dadas com os municípios para divulgar o Amapá para o Brasil”, destacou a secretária de Turismo do Amapá, Syntia Lamarão.

 

Captação de recursos

Durante a Caravana, as orientações buscam informar sobre como superar entraves burocráticos, captação de recursos federais e objetivar parcerias junto aos entes federativos para ampliar a presença do Governo Federal nas cidades brasileiras. Para o Ministério do Turismo, a ideia é garantir adesão aos programas existentes e que podem trazer benefícios às regiões diversas e com potencial do Amapá.

 

“Com a inserção no Mapa, os municípios conseguem implementar melhores políticas públicas de turismo. Disponibilizamos recursos para realização de obras e acesso ao turismo, como por exemplo pavimentar ou recuperar uma via que vai dar acesso a um atrativo da região, uma orla, sinalização turística, entre outras possibilidades”, explica a coordenadora geral de Assuntos Legislativos e Federativos do Ministério do Turismo, Thais Medeiros.

 

Programa de Regionalização do Turismo

O programa propõe o desenvolvimento da atividade turística de forma regionalizada, com foco no planejamento coordenado e participativo, integrando os diferentes atores públicos, privados e da sociedade civil.

 

O projeto promove a delimitação geográfica em regiões turísticas, para fins de planejamento, definição de estratégias e gestão, gerando a integração, a articulação intersetorial e a cooperação entre os vários participantes da cadeia produtiva regional. A dinâmica regional procura alinhar-se com o comportamento dos turistas, os quais também buscam conhecer regiões com características que justifiquem o seu deslocamento e o planejamento de uma atividade turística.

 


Deixe seu comentário


Publicidade