Cidades

Prefeitura leva ação de saúde ao arquipélago do Bailique

Atualmente, o Bailique conta com cinco equipes completas de Saúde da Família e um médico, que reside na comunidade e cumpre a escala de sobreaviso.


 
A 13ª plenária do Congresso do Povo também contou com ação organizada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que levou diversos serviços aos moradores das comunidades no fim de semana. Durante dois dias, a UBS Vila Progresso intensificou e ampliou a oferta dos serviços oferecidos, como aferição de pressão arterial, consultas médicas, vacinação humana e antirrábica, atendimento odontológico, exames laboratoriais, emissão de cartão do SUS, distribuição de kits de higiene bucal, preservativos e hipocloritos, e a dispensação de medicamentos.
“A Semsa desenvolve muitas ações voltadas para a promoção e proteção da saúde, bem como a prevenção de agravos, diagnóstico, tratamento e a manutenção da saúde, que é o nosso papel dentro da atenção básica”, disse o subsecretário de Gestão em Saúde, Paulo Dias.
“Essas ações nos ajudam muito, principalmente a economizar, porque não precisamos ir até Macapá para se consultar, nem fazer exames. Encontramos muitas dificuldades para sair daqui, tanto com passagem e outros gastos”, comentou a moradora Shirlana Anjos dos Santos, da Vila Progresso.
O transporte de pacientes, quando necessário, é feito por meio de duas embarcações que prestam serviço para o Município. Ainda para este ano, está prevista a entrega de uma UBS Fluvial, que fará atendimento nas regiões ribeirinhas.
Confira o número de atendimento:
Exames laboratoriais: 120
Vacina: 356 doses
Aferição de pressão arterial: 97
Exame de glicemia capilar: 72
Avaliação antropométrica: 85
Consultas médicas: 91
Vacina antirrábica: 203 doses
Atendimento odontológico: 10
Exodontia: 05
Receitas atendidas: 187
Distribuição de kits de higiene bucal: 415
Distribuição de hipoclorito: 550
Distribuição de preservativos: 7.000
Emissão de cartão do SUS: 19

Deixe seu comentário


Publicidade