Cidades

Afap destaca vocações econômicas do Amapá durante Fórum de Desenvolvimento

A instituição financeira do Governo do Estado compõe o Sistema Nacional de Fomento (SNF) que participa do debate econômico do país


Agência de Fomento do Amapá (Afap) contribuiu nas discussões sobre a participação das agências de fomento nos setores econômico, social e ambiental durante o Fórum do Desenvolvimento ocorrido em Belo Horizonte, Minas Gerais, nos últimos dias 12 e 13. A instituição financeira do governo do Estado solicitou que os olhares das entidades nacionais fossem voltados para Amazônia, em especial o Amapá, de forma diferenciada em razão das características e potenciais particulares que devem ser valorizados.

A Afap compõe o Sistema Nacional de Fomento (SNF) que trabalha estratégias e executa ações indutoras do fortalecimento econômico do país. O evento promovido pela Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE) em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), debateu o futuro do desenvolvimento sustentável nacional. O presidente da Afap, Francisco de Assis Costa, explicou que o Amapá passa por um novo momento econômico de fortalecimento do setor produtivo. “Nossa vocação econômica está sendo descoberta agora e nós como agência de fomento precisamos acompanhar e apoiar as atividades produtivas da região”, destacou o gestor, que representou o Amapá no evento juntamente com a assessora técnica de planejamento, Elna Rodrigues Feio.

Nos encontros também foram alinhados o planejamento estratégico das agências de fomento do país e as normas e resoluções junto ao Banco Central do Brasil (Bacen). “É importante participarmos dessa construção e pensarmos juntos o cenário econômico de 2018”, finalizou. No Fórum do Desenvolvimento esteve presente o economista sul-coreano Ha-Joon Chang, professor da Universidade de Cambridge, escritor e teórico do desenvolvimento, que já prestou consultoria para os Bancos de Desenvolvimento Asiático e Europeu, além de diversas agências das Nações Unidas.

ABDE
A Associação Brasileira de Desenvolvimento reúne bancos públicos federais, bancos de desenvolvimento controlados por unidades da Federação, bancos cooperativos, bancos públicos comerciais estaduais com carteira de desenvolvimento, agências de fomento, além do Sebrae e da Finep. Essas instituições compõem o Sistema Nacional de Fomento (SNF).


Deixe seu comentário


Publicidade