Política

AGU cobra R$1,3 bilhão por desmatamento na Amazônia Legal  

Áreas foram desmatadas no Amapá, AM, PA, RO, RR e MT


Paulo Silva
Editoria de Política

Advocacia-Geral da União (AGU) informou que o governo federal cobra, na Justiça, o valor de R$ 1,3 bilhão pelo desmatamento na Amazônia Legal. Segundo a AGU, o número corresponde a 29 ações civis públicas protocoladas na quinta-feira (5), além de outras enviadas em dezembro do ano passado à Justiça. Nos processos, grandes infratores são cobrados a ressarcir os prejuízos causados pela exploração ilegal de madeira e atividades irregulares de pecuária.
As áreas foram desmatadas ao longo do tempo em decorrência de atividades econômicas ilícitas nos estados do Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Mato Grosso. A cobrança faz parte do trabalho da Força-Tarefa da Amazônia, composta por procuradores da AGU que atuam junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O grupo foi criado em setembro do ano passado.
Conselho
O vice-presidente Hamilton Mourão anunciou ontem (5) que o Conselho da Amazônia vai fazer sua primeira reunião no dia 25 de março, quando será apresentado o plano com os objetivos e metas das ações para a proteção, preservação e desenvolvimento da região Amazônica. O colegiado é coordenado pela Vice-Presidência e reúne 14 ministérios.
O vice-presidente esteve no Pará, Amapá e Maranhão, sinalizando uma aproximação institucional entre os três estados e a União para avanços em temas como desmatamento, queimadas e desenvolvimento sustentável na Amazônia.


Deixe seu comentário


Publicidade