Cidades

Secretaria de Saúde divulga números de atendimentos

Ação no Bailique


No fim de semana em que a Prefeitura de Macapá executou extensa programação no distrito do Bailique, foram realizadas ações de saúde nas comunidades de Jaranduba e Vila Progresso. Durante dois dias foram realizadas consultas médicas, coletas de exames laboratoriais, coleta de PCCU, testes de glicemia, aferição de pressão arterial, verificação de peso, atendimento odontológico, vacinação, dispensação de medicamentos, distribuição de kits odontológicos e emissão de cartão do SUS.

O pescador Raimundo da Costa, morador da comunidade de Ponta do Curuá, foi até a comunidade de Vila Progresso para se consultar e elogiou a atuação da médica cubana que o atendeu. “Já faz algum tempo que sinto uma dor no estômago, mas a doutora foi tão atenciosa que não falou só da minha dor e me deu outras orientações. Fiquei muito feliz com a forma com que ela me tratou, todo tempo me olhando nos olhos, isso fez com que eu me sentisse especial”.

Maria Padilha levou a filha Iasmin, 2 anos, para a consulta com pediatra e atualização das vacinas. “Recebi muitas explicações sobre como cuidar bem da saúde da minha filha. E atualizei as vacinas dela que estavam atrasadas, fomos muito bem atendidas e saio com todos os remédios que o médico passou”. A dona de casa Ermindia Vieira, que mora em Macedônia, aproveitou a ação para se consultar e levar alguns kits odontológicos para os filhos. “Achei muito boa essa ação. Me consultei, já me deram o remédio para tratamento e ainda estou levando esses kits para os meus filhos escovarem os dentes”, relatou a moradora com sorriso no rosto.

A mesma sensação de satisfação foi relatada pela coordenadora de Ações Programáticas da Semsa, Maria da Conceição Chagas, que avaliou como positiva as atividades realizadas. “Em dois dias realizamos atendimento nas comunidades de Jaranduba e Vila Progresso, mas tivemos a presença de mais de 20 comunidades que se deslocaram a um desses pontos para receber atendimento. O que para a gente é muito satisfatório, pois garante que os serviços de saúde cheguem a um número maior de pessoas”.

Números
– Atendimentos médicos (clínico geral, dermatologista, ginecologista): 678;
– Vacinas aplicadas: 587 doses;
– Atendimentos odontológicos: 55;
– Distribuição de kits odontológicos e orientações de saúde bucal: 415;
– Teste rápido para HIV, Sífilis, Hepatite C: 85 cada;
– Coletas laboratoriais: 200;
– Farmácia (receitas atendidas): 560;
– Aferição de pressão arterial: 226;
– Exames de glicemia: 69;
– Verificação de peso (adulto e infantil): 390;
– Coleta de PCCU: 07;
– Administração de medicação: 15;
– Emissão de cartão do SUS: 21.
Total: 3.478 procedimentos realizados.


Deixe seu comentário


Publicidade