Estado e municípios organizam 3ª dose da vacina contra covid para população em geral
O Ministério da Saúde (MS) autorizou nesta terça-feira (16) que seja ofertada a dose de reforço para a população a partir de 18 anos.

Railana Pantoja
Da Redação
O Ministério da Saúde (MS) autorizou nesta terça-feira (16) que estados e municípios ofertem a terceira dose, também chamada de dose de reforço, para a população em geral no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19.
No Amapá, uma reunião entre governo estadual e prefeituras nesta quarta (17) define a nova organização da vacinação contra a Covid para o público a partir de 18 anos. “Essa decisão do MS foi acertada. A partir de agora, o público de 18 anos ou mais tem direito à dose de reforço. Quem tomou AstraZeneca, Pfizer e Coronavac, tem um intervalo de cinco meses entre a segunda e a terceira dose. Quem tomou a dose única da Janssen, pode tomar a dose de reforço após dois meses”, orientou Dorinaldo Malafaia, superintendente de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS/AP).
O início da oferta da dose de reforço fica a critério dos municípios, mas, a expectativa é começar ainda neste mês, pois, o estado tem estoque de imunizantes para começar a nova fase da campanha. “Vamos definir ainda hoje (17) tudo isso com os municípios, bem como, trataremos sobre a redefinição do planejamento de alcance vacinal. Já fizemos um levantamento e temos um quantitativo significativo disponível nas unidades de saúde, mas, além disso, temos o reforço que o Ministério da Saúde vai dar aos municípios”, finalizou.
Deixe seu comentário
Publicidade

