Cidades

“Os dados são preocupantes”, diz superintendente da SVS sobre aumento de casos da covid

Segundo o Superintendente de Vigilância em Saúde no Amapá, Dorinaldo Malafaia, o aumento de casos se dá, ainda, pelas festas de final de ano e a chegada do período sazonal.


Lana Caroline
Da Redação

 

O superintendente de Vigilância em Saúde no Amapá, Dorinaldo Malafaia, afirmou no programa Luiz Melo Entrevista (Diário 90,9 FM) que a cada dia o estado vem tendo uma alta nos casos de covid-19, isso se dá, ainda, pelas festas de final de ano e com a chegada do período sazonal.

“A cada semana temos recebido informações de aumento de casos. Esse é um processo que está acontecendo no mundo. Os dados são preocupantes, pois eles seguem os ritmos de aglomeração de fim de ano, cruzamento do surto de gripe e consequentemente a procura das UBSs. Todo cenário observado sempre é através das cidades e países vizinhos. A cada dia na Guiana Francesa, os números de casos estão aumentando e isso acaba gerando um impacto no Amapá”, disse Dorinaldo.

Ainda nesta segunda-feira (17) haverá uma reunião do Centro de Operações de Emergência em Saúde Pública (COESP) com o governador Waldez Góes para apresentar os dados do boletim epidemiológico da semana anterior e, a partir disso, adotar as medidas de segurança.

Segundo o superintendente, a variante ômicron tem se espalhado no país, porém com o ‘apagão’ acontecido no dia 10 de dezembro, devido a um ataque cibernético que comprometeu alguns sistemas do Ministério da Saúde, não se pode acompanhar mais dados sobre a variante no Brasil.

“A nova variante tem se mostrado alta na transmissão e menos letal. Isso tem sido a característica dela. Tivemos um ‘apagão’ e não temos como comparar os estragos da ômicron por conta dessa instabilidade do sistema”, disse.


Deixe seu comentário


Publicidade