Cidades

Vacina em Casa: Governo do Amapá já aplicou mais de 44 mil doses em um mês na Região Metropolitana

Vacinas contra a covid-19, sarampo e influenza são ofertadas por meio de visitas de casa a casa desde o mês de junho.


Com pouco mais de um mês de atividades em Macapá e Santana, o Governo do Amapá já aplicou 44 mil 714 doses de vacinas contra a influenza, covid-19 e sarampo através do programa Vacina Amapá em Casa, que oferta os imunizantes pelo método de varredura vacinal.

 

O programa, lançado em junho, tem previsão de atender 39 bairros de Macapá e 21 de Santana, atingindo, ao todo, 447 mil pessoas.

 

São 60 equipes atuando nas ruas de segunda a sexta-feira, já foram 9.693 doses de tríplice viral aplicadas, que protegem contra a caxumba, rubéola e o sarampo; também foram ofertadas 14.427 doses de vacinas contra a covid-19 e 20.594 contra a influenza, disponível para toda a população a partir de 6 meses de idade.

 

“Os esforços para alcançar todas essas pessoas são contínuos, nossas equipes estão preparadas com uma logística específica para esse atendimento. Até agora, já foram oito bairros visitados, casa a casa, de rua em rua. Neste momento, em que vivemos um aumento de casos da covid-19, ter vacina disponível em casa é a melhor estratégia para combater o vírus”, explica a superintendente de Vigilância em Saúde do Amapá, Margarete Gomes.

 

Quem recebe a vacina em casa, comemora. Para a dona Neusa Gomes, de 51 anos, tomar a vacina e ver sua mãe de 83, dona Raimunda Gomes, se vacinar é uma alegria.

 

“Fico muito grata por receber esses profissionais em casa, sempre é muito complicado sair da rotina para ir a uma unidade de saúde, às vezes demora, mas aqui é rápido, dá pra atender até minha mãe, que já tomou a quarta dose dela. Vacina já salvou a gente durante a pandemia e vai continuar salvado”, reforça dona Neusa.

 

O programa Vacina Amapá em Casa também atende o público infantil. Equipes capacitadas para atender este público são acionadas para atender os pequenos nas casas onde são encontradas as cadernetas com atraso de algum imunizante.

 

Os trabalhos do Estado também se estendem à consolidação dos dados de vacinação, onde, no final de cada dia, todo o trabalho realizado em campo é coletado através dos registrados para que as doses sejam inseridas nos sistemas do Ministério da Saúde e reflitam nas porcentagens de vacinados no Amapá.

 

Atualmente, a cobertura vacinal do Amapá se encontra em 80,76% para a primeira dose contra a covid-19; 69,56% para a segunda e 30,05% para o reforço (terceira dose).

 

O programa Vacina Amapá em Casa está percorrendo os bairros Loteamento Açaí, na zona norte de Macapá, e o bairro Multirão em Santana.

 

A Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS-AP), também está com pontos de vacinação fixos nos shoppings Macapá Shopping e Garden Shopping, na zona sul da capital, além das tendas localizadas na Orla do Santa Inês e em frente ao supermercado Fortaleza, na zona norte, de quarta à sexta-feira, sempre de 15h às 18h30; também tem vacinação disponível no Hipercenter Santa Lúcia, no Trem, e no Armazém Brasil, no Buritizal, todos os sábados de 9h às 14h.


Deixe seu comentário


Publicidade