Cidades

Profissionais do segmento veterinário recebem vacina contra raiva humana

Estratégia de vacinação é coordenada pela SVS/AP e acontece nesta quinta-feira (04).


Lana Caroline
Da Redação

 

A Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS/AP) estará coordenando uma estratégia de vacinação contra a raiva humana em profissionais veterinários, auxiliares veterinários, estagiários e profissionais de campo de atuam no estado.

Segundo a gerente do Núcleo de Vigilância Ambiental da SVS, Rackel Barroso, é importante que esse público procure a vacina, pois a doença, quando acometida, pode ser letal. “A vacina é uma ferramenta fundamental usada pelo controle nacional da raiva. É uma preocupação, pois o que queremos é evitar que um humano venha contrair a doença, que há 30 anos não registramos casos no Amapá”, disse.

A ação acontece em dois momentos: um deles é nesta quinta-feira (04), onde será feita a aplicação da primeira dose do imunizante aos profissionais. Já a segunda dose está prevista para ser aplicada no dia 11 de agosto.

“A vacinação tem caráter preventivo e é recomendada aos trabalhadores que possuem contato direto com animais por se enquadrarem em um grupo de risco. Os profissionais que se imunizou alguma vez a vacina precisam saber se possui anticorpos preventivos da doença. Caso não tenha, deverá ser imunizado”, explicou Rackel.


Deixe seu comentário


Publicidade