Cidades

Estado inicia construção de fábrica que vai potencializar produção de mel

Obra está orçada em R$ 571 mil e vai beneficiar diretamente 200 famílias da comunidade do Mel da Pedreira e de outras nove do entorno.


O Governo do Amapá assinou, nesta quarta-feira, 3, junto com a Associação de Moradores Remanescentes de Quilombolas do Mel da Pedreira (AMORQUIMP), a ordem de serviço para o início da construção e aquisição de equipamento da Casa do Mel.

A obra está orçada em mais de R$ 571 mil e será edificada na comunidade quilombola do Mel da Pedreira, área rural de Macapá, e vai gerar 15 empregos diretos na localidade.

A construção do entreposto de beneficiamento da produção local de mel vai beneficiar diretamente 200 famílias, sendo 30 diretamente da comunidade e de outras nove do entorno.

O governador Waldez Góes, que esteve na comunidade para a assinatura, destacou a união dos associados e dos moradores da localidade em buscar junto ao poder público uma obra que trará benefícios direto para todos. “Foi uma ação conjunta e é assim, que os serviços devem ocorrer na gestão pública. A Casa do Mel só trará melhorias para este local e será um local de beneficiamento já com certificação, ou seja, terá um mercado amplo e certamente isso dará um grande avanço na economia local”, enfatizou.

O termo de fomento para a construção foi publicado no mês de julho e em menos de 30 dias foi organizado todo o processo administrativo para começar os serviços.

De acordo com o presidente da associação, Jacob Fortunato, a obra vai oportunizar aos associados uma ferramenta para buscar novos ambientes de comércio. “Buscamos muito chegar nesse momento de começar as obras que era um sonho para nós e agora está se tornando realidade. Vamos concluir essa obra e em pouco tempo nossa comunidade terá uma grande produção e uma forte economia proveniente do mel, nós temos certeza disso”, destacou.

A comunidade é referência na cultura de mel no Amapá e as primeiras produções datam da década de 50, de forma natural. Na atualidade, a comunidade possui cerca de 600 colmeias, que chegam a produzir mais de 600 litros por ano.


Deixe seu comentário


Publicidade