Cidades

Maternidade Bem Nascer inicia atendimento de portas abertas à população

Gestantes já podem se dirigir diretamente à unidade, na zona norte de Macapá


Desde esta sexta-feira (5), a Maternidade Bem Nascer, inaugurada em junho pelo Governo do Amapá, está funcionando de portas abertas para a população. Nesta nova etapa, as gestantes em busca de atendimento já podem se dirigir diretamente à unidade, na zona norte de Macapá.

A Bem Nascer tem capacidade para realizar 635 partos por mês e de oferecer 3.500 atendimentos para triagem neonatal, que consistem em testes do pezinho, orelhinha, coração, olhos e linguinha. A unidade pode realizar outros 6 mil exames de análises clínicas, além de serviços de nutrição, psicologia, fisioterapia, serviço social, fonoaudiologia e enfermagem.

No primeiro mês de atividades, a Bem Nascer atendia somente fluxo encaminhado pela Maternidade Mãe Luzia. O secretário de Estado de Saúde, Juan Mendes, explica que este foi um período importante para avaliações, adequações e ajustes de fluxo e de regulação. “Todo esse processo nos trouxe a segurança de ampliar os serviços da Bem Nascer para a sociedade amapaense. Começa agora uma fase muito importante para o fortalecimento da rede materno-infantil, vamos ofertar atendimento humanizado, com respeito à mãe e aos bebês que nascerem aqui”, destaca Juan Mendes, secretário de saúde do estado.

 

Como funciona o atendimento da Bem Nascer?
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), para receber atendimento é preciso apresentar documentos pessoais e, se necessário, encaminhamento do médico que acompanha a gestante. A Maternidade Mãe Luzia continua atuando na regulação de pacientes para a Bem Nascer. “Temos capacidade de realizar mais 600 partos por mês, estamos de portas abertas para receber a sociedade, com atendimento humanizado da portaria até a UTI”, ressalta o diretor da maternidade, Remi Ribeiro.

A unidade conta com 416 profissionais de saúde e 200 trabalhadores da área de apoio. Eles recebem constantes qualificações do Instituto Ovídio Machado, Organização Social de Saúde (OSS) que gerencia o local.

 

Bem Nascer
O espaço conta com 23 alojamentos conjuntos, com quarto e banheiro, para pré-parto, parto e pós-parto, subdivididos em 11 enfermarias; 10 leitos no Centro Cirúrgico para cesáreas; 7 UTIS neonatal; 5 UTIS para cuidados intermediários; e dois espaços para unidade canguru; além de salas destinadas aos atendimentos ambulatoriais, administrativos e laboratoriais. As salas de parto normal possuem banheiras para os partos humanizados.

A Maternidade Bem Nascer fica na Rua Liberdade, s/n, bairro São Lázaro.


Deixe seu comentário


Publicidade