Cidades

Amapá reduz índices de mortes violentas

Dados são do primeiro resultado parcial do Monitor da Violência. Estado melhorou no ranking nacional.


Railana Pantoja
Editora-chefe

Dados do primeiro resultado parcial do Monitor da Violência apontam que o Amapá conseguiu reduzir os índices de mortes violentas. A redução no estado segue o resultado do país, que teve queda também.
“Nós tivemos uma redução de 17% no Amapá.

Dentro dessas mortes violentas computamos os homicídios dolosos, inclusive feminicídio; os latrocínios, que são roubos seguidos de morte; e as lesões corporais seguidas de morte. O Amapá foi o 4° estado do Brasil com maior redução”, explicou o secretário-adjunto de Segurança Pública do Amapá, coronel BM Mont’alverne.

Os dados do Monitor fazem comparação dos seis primeiros meses do ano passado com os seis meses de 2022 e são repassados pelo G1 e NEV USP às secretarias após análises.

“Isso serve como ponto de aferição das nossas políticas públicas, para melhorar o que está dando certo. Hoje temos esse resultado porque conseguimos integrar a segurança pública no estado, com ações coordenadas. Então, a diminuição decorre de vários fatores: das nossas ações, por exemplo, e da mudança na dinâmica do mercado de drogas, pois a gente sabe que isso influencia bastante”, avaliou o secretário.

Uma das ações que o secretário cita como sucesso é a colocação de policiais em esquinas e ruas de vários bairros, fazendo o trabalho preventivo.

“Temos policiais em diversos pontos, fazendo a operação Presença e dando ao cidadão a resposta de que a polícia está na rua. Estamos valorizando com remuneração os policiais que fazem escala extraordinária e assim pulverizamos o policiamento em regiões que antes não era possível, o que aumenta a sensação de segurança e inibe a prática de crimes”, finalizou o secretário.


Deixe seu comentário


Publicidade