Cidades

Alunos de escolas estaduais vencem Concurso Literário do Exército Brasileiro

Objetivo foi estimular a criatividade dos alunos e incentivar o estudo da história amapaense


Aluno do 6º ano da Escola Estadual Sebastiana Lenir, Gustavo Silva conquistou o 1º lugar no Concurso Literário que celebra os 55 anos do Batalhão Veiga Cabral, pertencente ao Exército Brasileiro. A premiação aconteceu na noite desta terça-feira, 14, com presença do governador em exercício Antônio Teles Jr.

 

As estudantes Iva Fernanda Mendes, da Escola Estadual Irineu da Gama Paes; e Nina Rosa Figueiredo, da Escola Estadual José de Anchieta, – ambas do 8º ano – conquistaram, respectivamente, o segundo e o terceiro lugar.

 

Podiam participar do certame alunos de escolas estaduais e municipais das cidades de Macapá e Oiapoque. Eles escreveram redações dissertativas com o tema “A importância do Comando de Fronteira Amapá e do 34º Batalhão de Infantaria de Selva para o estado do Amapá”.

 

 

O objetivo do concurso é despertar nos adolescentes o interesse pela história por meio de produção escrita.  Os vencedores receberam prêmios em dinheiro e garantiram uma “manhã de soldado” às suas turmas, que puderam conhecer um pouco mais sobre a rotina de um militar.

 

Gustavo contou o sentimento em ter a redação vencedora.

 

“Uma felicidade única, mal posso esperar pelo próximo concurso. Levar o nome da minha escola ao primeiro lugar do pódium me deixou muito entusiasmado”, disse o adolescente.

 

Para a professora Roseanny Carvalho, orientadora da aluna Nina, o diferencial para que ela conseguisse uma boa colocação foi, além da dedicação à escrita da redação, ter pesquisado muito sobre a história de Cabralzinho, que dá nome ao Batalhão.

 

“Fizemos uma força-tarefa com os alunos inscritos e a Nina se destacou por ter conseguido absorver bem os conteúdos tanto de português quanto de história, que envolviam a tarefa do concurso”, alegou a professora.

 

A cerimônia de premiação ocorreu durante a comemoração do aniversário do Comando de Fronteira Amapá e 34º Batalhão de Infantaria de Selva – Batalhão Veiga Cabral, nas dependências do Batalhão.

 

A vice-prefeita, Mônica Penha, participou da premiação.

 


Deixe seu comentário


Publicidade