Cidades

Federação confirma escassez de camarão regional no estado do Amapá

Leidinaldo Gama lamenta a fragilidade do setor pesqueiro no estado e denuncia equipamento chinês altamente predador do crustáceo


 

Douglas Lima
Da Redação

 

Inverno rigoroso e captura intensa são as causas da fuga do camarão regional da mesa do amapaense, segundo expôs na manhã desta terça-feira, 25, o presidente da Federação dos Pescadores do Amapá, Leidinaldo Gama, acrescentando que a atuação desigual da classe com profissionais de outros estados e até do exterior praticamente elimina a produção que deveria ficar no estado.

 

Leidinaldo deu declarações no programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9), confirmando o que já era do conhecimento público, porém sem uma fala oficial ou de alguém do setor. O pescador disse que as chuvas reduzem em 50% a absorção do camarão, e que a captura intensa e excessiva completa as causas do desabastecimento.

 

Exemplificando o que ele também chama de esforço de pesca, Leidinaldo Gama revelou que o matapi regional, instrumento tradicional da região usado para pegar camarão, captura apenas crustáceos grandes, ideais para comercialização. Mas agora há um equipamento chinês altamente predador que suga todos os camarões, tanto grandes como filhotes e filhotinhos, situação que enfraquece ou quase elimina a reprodução.

 

Sobre a questão de veneno que estaria também dizimando os pequenos camarões, e com isso desabastecendo o mercado, o presidente da Federação dos Pescadores do Amapá disse que houve relatos sobre isso, mas não comprovado no Amapá, porém em Afuá (PA), cujos trabalhadores do setor estão fazendo denúncia ao governo paraense.

 

Leidinaldo Gama defende um ordenamento pesqueiro para o Amapá, que contemple desde a captura, não só do camarão, mas de peixes em geral, ao processamento industrial. O federalista constatou que do jeito que está o estado tende a perder toda a sua produção para outros estados e o exterior, pois os amapaenses não têm frotas de barcos, enquanto os outros pescam na Costa Norte com muitas embarcações bem equipadas.

 


Deixe seu comentário


Publicidade