Em março, Amapá sofreu 673 tentativas de golpes virtuais, aponta Serasa
Em 2022, foram 10.497 tentativas de fraude de identidade no Amapá, com uma média mensal de 981

O Indicador de Tentativas de Fraude da Serasa Experian revelou que, em março deste ano, cibercriminosos tentaram aplicar 673 golpes em pessoas físicas e empresas no Amapá. O estado continua figurando o penúltimo lugar no ranking das tentativas de golpes.
Em 2022, foram 10.497 tentativas de fraude de identidade no Amapá, com uma média mensal de 981.
Brasil
Os cibercriminosos realizaram 272.792 investidas contra consumidores e empresas a fim de fraudá-los ou roubar suas identidades em todo o país. O índice mostra que houve um quase golpe a cada 10 segundos no país. Na comparação com o mês anterior, as tentativas cresceram 15,2%, mas quando observadas na relação anual (mar/22 x mar/23), tiveram queda de 30%.
O diretor de Produtos de Autenticação e Prevenção à Fraude da Serasa Experian, Caio Rocha, explica que a comparação com fevereiro tem um aumento natural, já que o mês de carnaval possui menos dias úteis e acaba reduzindo o tempo de atuação dos fraudadores. “Tendo em vista esse contexto, é interessante perceber a baixa de 30% na relação anual. Um dos fatores que pode ter ocasionado a queda é a desaceleração da busca por crédito, pois com menos transações acontecendo, as oportunidades diminuem”.
Ainda assim, o segmento de “Bancos e Cartões” continua sendo o mais afetado, representando 46,7% do total de tentativas de fraude em março. “De modo geral, o avanço tecnológico fez com que as transações em ambiente digital acontecessem em grande quantidade e todos os dias nesse setor. Além disso, se a fraude for efetivada, os golpistas têm a certeza de um rápido retorno financeiro, o que torna a categoria uma das favoritas para a aplicação de golpes”, explica Caio Rocha. Em segundo lugar estava o setor de Serviços, com 27,2% das tentativas de fraude, seguido pelas empresas Financeiras (20,5%), de Varejo (4,2%) e Telefonia (1,4%).
Evite fraudes: veja dicas dos especialistas da Serasa Experian para se proteger
Consumidores:
- Garanta que seu documento, celular e cartões estejam seguros e com senhas fortes para acesso aos aplicativos;
- Desconfie de ofertas de produtos e serviços, como viagens, com preços muito abaixo do mercado. Nesses momentos, é comum que os cibercriminosos usem nomes de lojas conhecidas para tentar invadir o seu computador. Eles se valem de e-mails, SMS e réplicas de sites para tentar pegar informações e dados de cartão de crédito, senhas e informações pessoais do comprador;
- Atenção com links e arquivos compartilhados em grupos de mensagens de redes sociais. Eles podem ser maliciosos e direcionar para páginas não seguras, que contaminam os dispositivos com vírus para funcionarem sem que o usuário perceba;
- Cadastre suas chaves Pix apenas nos canais oficiais dos bancos, como aplicativo bancário, Internet Banking ou agências;
- Não forneça senhas ou códigos de acesso fora do site do banco ou do aplicativo;
- Não faça transferências para amigos ou parentes sem confirmar por ligação ou pessoalmente que realmente se trata da pessoa em questão, pois o contato da pessoa pode ter sido clonado ou falsificado;
- Inclua suas informações pessoais e dados de cartão se tiver certeza de que se trata de um ambiente seguro;
- Monitore o seu CPF com frequência para garantir que não foi vítima de qualquer fraude do Pix.
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