Piloto registra em vídeo momentos após o pouso forçado em região de mata densa no Amapá
No vídeo, o piloto também mostra como a aeronave ficou destruída após o pouso em meio à mata na região de Pedra Branca do Amapari

Railana Pantoja
Editora-chefe
Um vídeo feito pelo tenente-coronel Gonçalves, piloto que comandava o helicóptero que precisou fazer pouso de emergência em região de mata densa no Amapá, na última quarta-feira (16), mostra os momentos posteriores ao pouso.
Nas imagens, é possível ver o mecânico Gabriel Silva Serra e o engenheiro civil José Francisco Pereira Vieira, da Funai, demonstrando que está ‘tudo certo’, apesar do susto. No vídeo, o piloto também mostra como a aeronave ficou destruída após o pouso em meio à mata na região de Pedra Branca do Amapari.
“A aeronave teve quebra geral mesmo, mas consegui colocar ela para que a árvore amortecesse a queda e a gente não sofresse danos físicos. Estamos na beira do rio, ainda não sei qual, não consigo localizar, mas sem fogo e sem nada, tudo foi cortado”, relatou no vídeo.
Segundo o piloto, houve uma pane catastrófica. “Perdemos rotação de rotor, embora o painel nada apresentou, somente um indicador de RPM que foi reduzindo e tocando a busina”, explicou o tenente-coronel Josilei Gonçalves.
O comandante justifica que tentou achar local de pouso, mas não foi possível encontrar, já que estavam em plena mata amazônica.
Resgate
Os três tripulantes foram encontrados no último sábado (19), às margens do rio Iratapuru, em região de mata fechada e de difícil acesso. Eles conseguiram contato via rádio com a equipe de resgate no momento em que o helicóptero passava por cima da área onde Josilei, Gabriel e Francisco estavam. Para facilitar a visualização dos três, eles fizeram fumaça. Após o resgate, eles receberam atendimento médico em Macapá e passam bem.
Deixe seu comentário
Publicidade



