Macapá é a única capital do Norte com avanço na alfabetização, diz INEP
Capital do Amapá também se destaca por estar acima da média brasileira de alfabetização, atingindo 49,1% em 2024

O Ministério da Educação divulgou, na sexta-feira (11), os resultados do Indicador Criança Alfabetizada, que revela o percentual de estudantes matriculados no 2º ano do ensino fundamental com o padrão nacional de alfabetização. O índice é obtido a partir das avaliações conduzidas pelos estados como parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), e divulgado desde 2024 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os dados mostram que Macapá aumentou sua taxa de alfabetização de 43,3% em 2023 para 49,1% em 2024, tendo como base as avaliações estaduais, que são realizadas pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Estado do Amapá (Sispaeap).
“Existe o compromisso nacional do programa Criança Alfabetizada, que Macapá fez a adesão, para alfabetizar nossas crianças na idade certa, e estamos cumprindo nosso compromisso. Essa conquista se dá por todos os investimentos feito pelo prefeito, Dr. Furlan, na Educação, somados aos esforços dos profissionais que fazem a educação do município. Temos uma participação ativa dos professores e gestores na melhora desse índice”, disse o secretário de Educação de Macapá, Marcos Pantoja.
O crescimento da capital foi de 5,8 pontos percentuais, superando a variação nacional de 3,3 pontos percentuais, tornando Macapá a única capital da região que apresentou avanço, no mesmo período.
“Deixamos nosso agradecimento a todos que atuam na educação e fazem o diferencial para nossa capital avançar nesses indicadores. Estamos crescendo a cada ano”, finalizou o secretário.
Deixe seu comentário
Publicidade

