Horários de atendimento de saúde são ampliados e governo dobra equipes nos postos de saúde da Expofeira
Postos montados dentro do Parque de Exposições da Fazendinha agora funcionam também pela manhã, a partir das 8h, para atender trabalhadores e empreendedores que circulam de dia

O Governo do Estado ampliou os horários de assistência em saúde na 54ª Expofeira do Amapá. A partir desta terça-feira, 2, os dois postos fixos instalados dentro do Parque de Exposições da Fazendinha, passam a funcionar também pela manhã, voltados aos trabalhadores e empreendedores que circulam pelo espaço durante o dia.
A medida que amplia a cobertura é resultado da parceria entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e o Hospital Estadual Marco Zero. Agora, os atendimentos diariamente iniciam às 8h e seguem até o encerramento da programação da feira, na madrugada. O fluxo permanece até domingo, 7, no encerramento do evento.
Pela manhã, os postos contam com uma equipe de cinco profissionais, formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, farmacêutico e uma ambulância de suporte avançado com motorista para o transporte de casos graves.
Segundo o coordenador de Gestão das Unidades Descentralizadas da Sesa, Diego Gama, a ampliação traz mais robustez ao esquema de saúde montado para a maior vitrine de negócios da Amazônia e garante tanto ao público, como ao trabalhador que faz a feira acontecer, a segurança para qualquer urgência.
“Percebemos a importância de dobramos a equipe. A partir de hoje, os atendimentos de saúde iniciam às 8h da manhã e seguem até o término da programação, por volta de 4h da madrugada. Agora temos uma equipe de prontidão pela manhã, com ambulância, para dar suporte imediato a quem precisar”, explicou.
O médico Rafael Chaves, do Hospital Marco Zero, responsável pelo atendimento na manhã desta terça-feira, destacou que a ampliação foi definida para atender melhor às necessidades do público presente no parque.
“Nesse horário há uma grande circulação de ambulantes, funcionários e empreendedores. Hoje já iniciamos com a equipe completa, composta por cinco profissionais e uma ambulância. Até agora não houve nenhum incidente, mas estamos aqui de prontidão para qualquer ocorrência”, afirmou.
Postos bem equipados
A estrutura dos postos foi planejada para dar respostas rápidas em situações de urgência. Além das equipes presentes no Parque de Exposições, o esquema de saúde conta com a retaguarda da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Zona Sul, Hospital de Emergência de Macapá e Hospital Estadual de Santana.
Os postos possuem macas para estabilização, farmácia abastecida e equipamentos como desfibrilador e monitores multiparamétricos para avaliação de sinais vitais. A equipes são compostas por cerca de 25 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e farmacêuticos. Um dos espaços está localizado próximo ao Palco da Rainha, e o outro ao lado da Arena Rio Amazonas, onde acontecem os shows nacionais.
Saúde na Expofeira
Além de garantir total assistência ao público, a Sesa conta ainda com o Samu, que atua com duas ambulância de prontidão: uma Unidade de Suporte Avançado (USA) equipada como UTI móvel, com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor; e uma Unidade de Suporte Intermediário (USI), destinada a atendimentos clínicos, estabilização e encaminhamentos a rede hospitalar.
Além do programa Mais Sorriso, coordenado pela cirurgiã-dentista e primeira-dama do Estado, Priscilla Flores, que leva saúde bucal com consultas odontológicas gratuitas aos trabalhadores rurais pela manhã, das 9h às 13h, e durante à noite, promove atividades educativas com orientações lúdicas ao público infantil.
Deixe seu comentário
Publicidade


