Instituto de Pesos e Medidas leva conscientização e informações dos serviços prestados à sociedade para a 54ª Expofeira
Órgão é responsável por garantir que as medições usadas em atividades comerciais e industriais estejam corretas e dentro dos padrões legais estabelecidos

Para levar conscientização e orientação aos consumidores, o Instituto de Pesos e Medidas do Amapá (Ipem-AP) está com um estande na 54ª Expofeira, no Parque de Exposições da Fazendinha, em Macapá. O órgão é responsável por garantir que as medições usadas em atividades comerciais e industriais estejam corretas e dentro dos padrões legais estabelecidos.
“Nós estamos mostrando os serviços que o Ipem realiza no dia a dia. É um órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e estamos aqui para garantir a confiabilidade nas relações de consumo. A ideia é mostrar na prática para o cidadão como trabalhamos, por exemplo, numa fiscalização de uma bomba de combustível para saber se o produto que está sendo despejado é a litragem correta, bem como um medidor de energia elétrica. Então, são formas de conscientizar e transmitir conhecimento sobre a execução do serviço e se mostrar à disposição para ajudar no que for preciso”, explicou o diretor-presidente do Ipem, Samuel Sales.
O Ipem realiza fiscalização e verificação de instrumento de medição, como nas balanças comerciais, bombas de combustível, medidores de energia elétrica, água, gás e cronotacógrafos, um aparelho que registra a velocidade, a distância percorrida, o tempo de direção e o tempo de parada de um veículo.
Além disso, o órgão é responsável por certificar produtos de qualidade, como brinquedos e eletrodomésticos, que devem ter o selo do Inmetro, símbolo que garante a confiabilidade e a segurança do item. O instituto também promove aferição e calibração em equipamentos de medição para empresas que precisam garantir precisão, em processos industriais, por exemplo. Ademais, trabalha com campanhas para orientar consumidores e comerciantes sobre a importância da metrologia legal e da conformidade com as normas legais.
“Também estamos mostrando aqui na Expofeira uma prévia de um aplicativo chamado “Fala Cidadão”, que em breve iremos lançar, no qual o cidadão terá acesso a todos os nossos serviços e informações, poderá dar sugestões e fazer reclamações. Este ano, garanto que vamos superar as expectativas, queremos mostrar todos os nossos serviços”, afirmou o diretor.
Deixe seu comentário
Publicidade


