Amapá realiza etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho
Evento reúne autoridades, trabalhadores, empregadores e governo em Macapá para debater propostas que serão levadas à etapa nacional da Conferência, em 2026

Nesta terça-feira, 23, o Amapá sedia a etapa estadual da II Conferência Nacional do Trabalho (II CNT). O encontro será realizado no auditório do Sesc/Fecomércio, em Macapá, reunindo autoridades locais, representantes de trabalhadores, empregadores e governo.
O objetivo é debater os principais desafios do mundo do trabalho no estado e construir propostas que irão compor as discussões da etapa nacional da Conferência, prevista para março de 2026, em São Paulo.
De acordo com o Diagnóstico da Situação do Trabalho Decente no Amapá (2025), apenas 56,6% da população ocupada do estado está no emprego formal, enquanto 43,4% ainda atuam na informalidade. Outro dado preocupante é a presença de cerca de 3,5 mil crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil, principalmente na capital.
Para o superintendente regional do Trabalho no Amapá, Michel Paranhos, a conferência é um espaço essencial para alinhar as transformações econômicas em curso no estado, como os estudos para exploração de petróleo e gás na margem equatorial e a consolidação da rota marítima Brasil–China pelo Porto de Santana, com políticas públicas que assegurem emprego formal, proteção social e qualificação profissional.
A II Conferência Nacional do Trabalho é um espaço tripartite, paritário e democrático, que tem como objetivo construir, de forma coletiva, diretrizes para a promoção do trabalho decente no Brasil.
Deixe seu comentário
Publicidade
