Cidades

Escolas ganham novo prazo para concluir Censo

Após o período de retificação, encerrado dia 3 deste mês, foi concluído que 35 escolas não fizeram a retificação e outras 7 não finalizaram o processo.


O gestor que não concluiu o Censo Escolar ou deixou de finalizar a retificação do processo, tem até o dia 14 de novembro para garantir a inclusão no cadastro. O procedimento é realizado na sede da Secretaria de Estado da Educação (Seed), pelo Centro de Pesquisas Educacionais (Cepe), de 8 às 18 horas.

Após o período de retificação, encerrado dia 3 deste mês, foi concluído que 35 escolas não fizeram a retificação e outras 7 não finalizaram o processo. Os números representam 11 mil estudantes que poderão ser penalizados com a falta de recursos e programas destinados à educação.

A ausência do cadastro da escola também inviabiliza avaliações nacionais e internacionais, participação em programas como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Mais Educação. As informações do Censo são usadas, ainda, para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), indicador de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

O Censo Escolar é o maior levantamento censitário estatístico educacional de âmbito nacional, que abrange todas as redes de ensino. Os dados coletados incluem desde a infraestrutura das escolas, matrículas e funções docentes, até o movimento e o rendimento escolares.

Sobre o censo
O preenchimento é feito primeiro por formulários e depois mandado pela internet, por meio do Educacenso. Através dessa coleta de dados, o Ministério da Educação (MEC) levanta informações da educação básica para análises, diagnósticos e planejamento do sistema educacional do País. Também define e monitora políticas que promovem o ensino de qualidade, além de gerenciar programas.


Deixe seu comentário


Publicidade