Cidades

Amapá terá temporais durante período carnavalesco, alerta NHMET

Chuvas fortes para o interior no estado preocupam meteorologistas


Tempo nublado, com chuvas e pouco sol. Esta é a previsão do Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis do Amapá (NHMET), do Instituto de Pesquisas do Amapá (Iepa) para os dias de carnaval no estado.

A partir da próxima sexta-feira, 24, as imagens do satélite que envia as informações do tempo ao Núcleo revelam chuvas fracas e moderadas com 10mm a 15mm para Macapá. Neste dia, os municípios de Oiapoque, Calçoene e Amapá podem ter chuvas intensas com até 50mm e as águas devem se concentrar nas cabeceiras dos rios da região.
No sábado de carnaval, 25, o folião deve brincar debaixo de chuva mais forte na capital amapaense. As chuvas podem chegar aos 30mm e abrangem, também, Vitória do Jari e as regiões de Italbal, Tartarugalzinho e Calçoene.

No domingo, 26, espera-se tempo nublado e com chuvas moderadas de 20mm em Macapá, Santana e Mazagão. O dia pode amanhecer nublado e com chuviscos.

Na segunda, 27, a perspectiva de chuvas moderadas, tende a aumentar e se estender para os municípios de Vitória do Jari e Laranjal do Jari. As chuvas podem aumentar de intensidade e chegar até os 40mm, consideradas chuvas fortes. “Estamos monitorando e visualizando os pontos no estado, considerados preocupantes, principalmente para período de carnaval. A partir de 20mm, a chuva se torna de risco para vários pontos de Macapá e Santana. Com isso, as áreas de ressacas tendem a encher rapidamente”, disse Jefferson Vilhena, gerente do NHMET.

Na terça, dia 28, a folia carnavalesca poderá ter um tempo mais aberto e um sol tímido. Mas a chuva fina não está descartada durante o dia. Para a quarta de cinzas, dia 1º de março, a previsão meteorológica para a capital é de tempo bom. Porém, Calçoene e Amapá podem ter chuvas intensas com até 100mm, o que preocupa os meteorologistas.
“As chuvas que estão previstas para cair no interior do estado, no dia 1º de março, podem comprometer as estradas de chão. Principalmente as que dão acesso ao município de Laranjal do Jari. Para quem utilizar a via nesse período deve redobrar a atenção ao dirigir”, disse Vilhena.

Devido os fenômenos atmosféricos no estado serem dinâmicos, o Núcleo atualiza constantemente o boletim da previsão do tempo com características específicas do clima de cada município. As informações são disponibilizadas na página www.iepa.ap.gov.br.


Deixe seu comentário


Publicidade