Cidades

Ferreira Gomes pode não sofrer inundação, neste ano

Previsão é do titular da Defesa Civil no estado do Amapá, major BM Pelsondré


Douglas Lima

Da Editoria

Ferreira Gomes, município no sudeste do estado do Amapá, que tradicionalmente é inundado em épocas invernosas, neste ano, apesar das fortes chuvas que caem na região, pelo menos por enquanto não sofre ameaça de uma inundação iminente.

A informação foi dada na manhã desta terça-feira, 21, pelo chefe da Defesa Civil do Amapá, major BM Pelsondré. Ele explicou que hoje Ferreira Gomes tem a situação particular de contar com três barragens de hidrelétricas acima da sede do município, conseguindo reter 2.700 m³ de água, o que amaina grandemente a força do rio, mesmo com muita chuva.

O major alertou, contudo, que os reservatórios das hidrelétricas estão no limite de armazenamento, o que seria uma preocupação, porém, tranquiliza: “O rio está com nível baixo, e mesmo que seja liberada muita água, isso vai demorar. Portanto, não há perigo de imediata inundação em Ferreira Gomes”.

Tirando Ferreira Gomes, Pelsondré apontou Laranjal do Jari como outra região preocupante, durante o Inverno. O titular da Defesa Civil informou que foi sentida uma rápida subida do rio Jari, mas que até aquele momento não tinham sido identificadas áreas afetadas pela chuva e maré alta.

O major informou que em Laranjal do Jari a Defesa Civil atua em parceria com o Corpo de Bombeiros. As duas corporações, ainda segundo Pelsondré, trabalham preventivamente no levantamento de locais de abrigo em áreas que podem ser afetadas pelas águas.

Desde o início do mês, a Defesa Civil do Amapá vem atuando, em função das chuvas, em Macapá e no interior do estado.  Há duas semanas a corporação trabalhou na proteção e assistência às trezentas famílias que foram afetadas pela inundação em Calçoene.


Deixe seu comentário


Publicidade